A importancia da leitura e da escrita em nossas vidas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1187 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
IPESU – INSTITUTO PERNAMBUCANO DE ENSINO SUPERIOR

GESTÃO HOSPITALAR

ANA HELENA MACHADO CORREIA DE ARAUJO

LEITURA E ESCRITA:

IMPORTÂNCIA EM NOSSAS VIDAS.

RECIFE – 2011

ANA HELENA MACHADO CORREIA DE ARAUJO

LEITURA E ESCRITA:

IMPORTÂNCIA EM NOSSAS VIDAS.

Texto apresentado a IPESU – Instituto Pernambucano de Ensino Superiorpara obtenção de nota na avaliação P1, no curso de Gestão Hospitalar, na disciplina Comunicação Empresarial.

Orientador: Profº. Marco Aurélio Saldanha de Menezes.

RECIFE – 2011

ANA HELENA MACHADO CORREIA DE ARAUJO

4

LEITURA E ESCRITA : IMPORTÂNCIA EM NOSSAS VIDAS.

Otexto nos fala da importância da Leitura e da Escrita em nossas vidas, de como ela acompanha a evolução do homem e que o ato da leitura é um processo crescente.

Ele diz que o desenvolvimento da Leitura e da Escrita é um processo que está intimamente interligado e acompanham a evolução humana, no que diz respeito aos processos cognitivo, intelectual, psicológico, biológico, porqueeles co-existem e resultam na formação final do indivíduo.

Explica que:

O processo cognitivo usa o conhecimento, experiências e informações do indivíduo e de outros que compartilham uma vida social.

O processo intelectual satisfaz necessidades urgentes, e através de procedimentos realiza ações diretas

O processo psicológico identifica a necessidade, produzindoum primeiro impulso de se abastecer de algo que traga o equilíbrio.

O processo biológico ativa todos os outros, favorecendo o funcionamento encadeado e é onde nasce as necessidades essências.

Esses fatores somados ao instinto humano, a criatividade, ajudam a gravar efetivamente as informações, para que mais adiante, possamos rever e relembrar o que está memorizado.5

Mostra que o desenvolvimento da Leitura e da Escrita acontece paralelamente a evolução e transformação natural humana, que são capazes de se adaptar e se harmonizar a tais transformações, usando o instinto como defesa as adversidades geradas pelas transformações e perpetuação da espécie. Para tanto ele usa a comunicação e aexpressão, se utilizando de sons, mímicas e expressões corporais, com o intuito de passar informações aos seus pares, suas necessidades, informações de seu estado de espírito, e os seus conhecimentos e as experiências trazidas dos seus antepassados.

E por, o ser humano estar constantemente em evolução, e esta evolução gera sempre novas necessidades a serem supridas, este processo torna-secíclico. Essas necessidades são a causa principal do nosso desenvolvimento, também no aspecto tecnológico que mostra seus resultados no progresso.

Coloca a incompatibilidade: de que o homem evoluido, tenha seu corpo físico semelhante aos pré-históricos, pois ele não comportaria o sistema mental e orgânico desenvolvido pelo homem atual.

Descreve como a Leitura e a Escrita exigem docérebro muitas atividades coordenadas, ativando diversas áreas do nosso cérebro e acionando também vários níveis de memória e graus de consciência para que elas tenham seu êxito.

Determina também que a leitura é uma condição prévia para a escrita, pois bons leitores serão bons escritores, tornando assim suas produções de textos dinâmicas e pertinentes.

Que ao meu ver, para talseria necessárias boas condições de trabalho para a formação de bons leitores, tais como: bibliotecas com acervos atualizados, material escolar nas escolas, profissionais da área em seus devidos espaços de trabalho, incentivando os leitores para o hábito e o gosto pela leitura com metodologias
6
adequadas, através de leituras...
tracking img