A importancia da leitura para o desenvolvimento da imaginação infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1421 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. TEMA
Para elaboração desse projeto, o tema escolhido foi “A importância da leitura para o desenvolvimento da imaginação infantil.”

2. JUSTIFICATIVA
O ato de ler é muito importante para o desenvolvimento da nossa mente e para obtermos conhecimento do mundo e contexto em que estamos inseridos.

Porém o que este trabalho traz, é a questão da leitura para aqueles que aindanão aprenderam a decodificar as palavras que formam o texto, embora muitas crianças já pratiquem a leitura apenas deduzindo as situações por figuras, deve-se considerar que em família onde pais mantêm esse exercício de leitura as crianças têm uma facilidade maior de exercitar sua imaginação. Até mesmo em escolas primárias onde a maioria dos alunos ainda não são alfabetizados professores que incluem aleitura em sua dinâmica estão estimulando esse “mundo mágico” que existe dentro de cada criança.

A pesquisa que será aqui elaborada é de grande importância para a comprovação de que além do incentivo a leitura que deve existir desde os primeiros anos, o exercício constante pode trazer benefícios para o melhor desenvolvimento da imaginação infantil, que é algo que se faz necessário durantetoda a vida, tendo em vista que durante toda nossa vida nós devemos utilizar desse meio para deixarmos de ser apenas seres humanos estáticos e viajarmos sempre por esse universo individual que possuímos e que muitas vezes por falta de incentivo nos esquecemos dele.

3. PROBLEMA
Com a falta de incentivo da leitura, o desenvolvimento da imaginação infantil pode vir a sercomprometido, assim, dificultando os processos de aprendizagem por meio da leitura.

4. OBJETIVOS

4.1 OBJETIVO GERAL
O principal objetivo do projeto aqui elaborado é o de Investigar exemplos de crianças que desenvolveram melhor a imaginação porque tiveram o incentivo da leitura durante o seu desenvolvimento.

2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
-Observar por meio de pesquisa de campo a situação do incentivo da leitura nos lares e nas escolas
- Comparar a situação de crianças que costumam ler ou ouvir histórias, com as que não tem esse hábito.

5. HIPÓTESES

- A falta de leitura pode comprometer a evolução da imaginação da criança.
- A leitura para crianças pode ajudar no processo de formação de opinião.6. METODOLOGIA

6.1 Tipo de Pesquisa
Experimental e comparativa.

6.2 Métodos
Comparativo e etnográfico.

6.3 Procedimentos
- Escolha do grupo de crianças a serem analisadas.
- Entrevista com os escolhidos.
- Análise dos resultados obtidos.
- Comparação entre os casos.

6.4- Instrumentos
- Diário deanotações.
- Questionários.
- Caneta/ papel.

7. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A princípio quando pensamos no que é leitura, nos parece algo simples definido apenas pelo hábito de ler um texto, artigo, livro etc... Porém ao analisarmos esse hábito veremos que ler vai além de apenar ler, aparentemente redundante não é? É disso que trataremos fundamentando e analisando não sósuperficialmente o hábito da leitura, mas também os benefícios que ela pode trazer quando há incentivo constante.

7.1 Leitura
Como citado no tópico acima, ler vai além de apenas ler, então o que isso quer dizer? Geralmente este ato está ligado à decodificação de letras pelo leitor, que formam palavras e sucessivamente a frase ou texto, não podemos considerar essa definição como errada,pois de fato o primeiro processo é esse. No dicionário pode-se ler a seguinte definição de leitura: “Ato ou efeito de ler. 2. Arte ou hábito de ler.3.aquilo que se lê. 4. O que se lê,considerado em conjunto. 5. Arte de decifrar e fixar um texto de um autor,segundo determinado critério...”( Aurélio,1988: 390).
Além desta decodificação deve-se levar em consideração a interpretação...
tracking img