A IMPORTANCIA DA LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

1050 palavras 5 páginas
RESUMO

A questão relativa à leitura e ao gosto de ler, vem sendo discutida a muito tempo. São muitas e diferentes circunstâncias da vida, e todas as formas de ler são relevantes. A função primordial da escola é ensinar a ler, ampliar o domínio dos níveis de leitura e de escrita, porque quem não sabe ler, consequentemente não saberá escrever. Principalmente pelo fato dos alunos não possuírem o gosto pela leitura é que essa tarefa fica ainda mais difícil. O ensino da leitura e do habito de ler é fundamental para dar solução a problemas relacionados ao baixo aproveitamento escolar, ao fracasso geral dos alunos. Para se desenvolver desde cedo o gosto pela leitura é preciso haver a participação e a presença contínua do professor, que deverá atuar como mediador e ser, antes de tudo, um leitor.

Palavras chaves: Leitura, ensino aprendizagem, hábito de ler.

INTRODUÇÃO
A leitura deve ser uma atividade diária na educação infantil. Incentivar o desenvolvimento de comportamentos leitores antes mesmo de a turma aprender formalmente a ler. Como a maioria das crianças de creche e pré-escola não são alfabetizadas, a leitura deve ser feita pelo professor, incentivando os alunos a folhear as páginas, observar as imagens e os textos.
Entretanto, existem dois modelos básicos de leitura para estimular o processo de aprendizagem: o contato pessoal da criança com o livro, como foi explicado acima e a roda de leitura, em que o professor lê para toda a turma. Nesse caso, é preciso sempre planejar a atividade, escolha do texto e às formas de interação.
Assim sendo, o hábito de ler pode aproximar as crianças do mundo letrado. A leitura alimentará o imaginário e o aluno incorporará essa experiência, a brincadeira, ao desenho e as histórias, que os pequenos gostam de ouvir ou contar. Dessa forma o processo de aprendizagem será estimulado naturalmente.
2 A LEITURA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM
A leitura não é mais considerada mera decifração de sinais, letras, palavras. Ela

Relacionados

  • Memorial
    13783 palavras | 56 páginas
  • GRECO Rog rio Curso de direito penal vol 1 1
    470367 palavras | 1882 páginas
  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas
  • obcessões e mascaras
    57471 palavras | 230 páginas