A importancia da leitura na educaçao infantil e contos e fabulas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 29 (7187 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA

paula patricia nonato de sousa

a importancia da leitura na educaçao infantil e contos e fabulas

Rio Branco
2010

paula patricia nonato de sousa

a importancia da leitura na educaçao infantil e contos e fabulas

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à UNOPAR - Universidade Nortedo Paraná, como requisito parcial para a obtenção do título de licenciado em Pedagogia
Orientador:
Tutor Eletrônico: Cristiane
Tutor de Sala:Emilia

Rio Branco
2010

Dedico este trabalho a Deus,que me deu forças durante esta caminhada,a minha familia queridoscompanherios dessa jornada,que me propiciaram a oportunidade de acreditar em mim mesma e vencer, a meu esposo Gilcimar Rodrigues pelo carinho e incetivo,pela minha luta diaria,e as prafessoras Eliana e Emilia.

AGRADECIMENTOS

Agradeço a Deus pela minha vida pelo meu trabalho e pela oportunidade de estar aqui terminado uma batalha e conquistando uma vitoria na minhavida por me dar vida e me tornar um ser capaz de realizar meus objetivos,aos professores,tutora,colegas e a minha familia e em especial ao meu querido esposo Gilcimar Rodrigues que me fez perceber que sempre devemos lutar e ir atras dos nossos sonhos e não desitir jamais.

Obrigado meu Deus por tudo.

Freire, Paulo. A importancia da leitura na educação infantil e contos efabulas. 2010. 30 paginas. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação – Pedagogia) – Sistema de Ensino Presencial Conectado, Universidade Norte do Paraná, Rio Branco, 2010.

RESUMO

O tema a importância da leitura na educação infantil e contos e fabulas descrito nesta monografia tem prioridade à formação de sujeitos leitores para que possa apresentar caminhos de renovação equalificação na pratica pedagógica relativa á leitura. A leitura e um instrumento de mudança sócio-cultural colocam-se sobre a escola a responsabilidade de facilitar o acesso da mesma as crianças. Ao analisar os Paramentos Curriculares Nacionais, de Língua Portuguesa, ao se referir ao Projeto Pedagógico, assim propõe: (...)’’um projeto educativo comprometido com a democratização social e culturalatribui á escola a função e a responsabilidade de garantir a todos os seus alunos o acesso aos sabores lingüísticos necessários para o exercício da cidadania, direito inalienável de todos’’. (PCNS, 1997, p.15). De acordo com Bernardino (2008, p. 766): “Na produção de sentidos, o leitor desempenha papel ativo, sendo as inferências um relevante processo cognitivo referente a estaatividade. Esta ação promove uma interação recíproca entre leitor e Texto’’. O ato de ler é iniciado na escola, a qual tem a função de desenvolver o estimulo a leitura, a busca pelo saber oferecendo meios que venham a seduzir o aluno para um despertar do desejo de conhecer, que por sua vez, lhe proporcionará novos métodos no desenvolvimento intelectual e racional no cenário em que está inserido.Segundo FREIRE (1982), a leitura da palavra precede a leitura do mundo, e nesse contexto revela-se que a criança em nenhum momento deve ser tratada como analfabeta vazia de conhecimento da realidade que a cerca.

Palavras- chave: Literatura infantil, leitura, desenvolvimento cognitivo da criança na educação infantil e o lúdico.

|SUMÁRIO| |
| | |
|Justificativa.......................................................................................................3 | |
|1...
tracking img