A IMPORTANCIA DA INFORMATICA NA EDUCAÇÃO

1812 palavras 8 páginas
A RELEVÂNCIA DA INFOMÁTICA NO
COTIDIANO ESCOLAR
RESUMO
Este trabalho reporta alguns fatores importantes da utilização de computadores por crianças e adolescentes na escola e consequentemente seus impactos diretos no aprendizado. A tecnologia da informação representa importante papel no cenário da educação, não devendo, entretanto representar uma finalidade em si mesma, mas sim sendo utilizado como ferramenta auxiliar no processo cognitivo. Temos também transformações significativas que estão ocorrendo em todas as áreas do conhecimento com um desenvolvimento científico e tecnológico que aproxima de forma muito rápida as potências entre humanos e as máquinas. Os sistemas de informação através da comunicação tecnológica na educação ganham especial impulso com este desenvolvimento e passamos a viver numa sociedade da comunicação generalizada, que passa a ser fundamental para ampliar a nossa compreensão do mundo contemporâneo e dos reflexos no sistema educacional.
Palavras Chave: Relevância; Informática; Educação.
1 – INTRODUÇÃO
O computador é ao mesmo tempo uma ferramenta e um instrumento de mediação entre o educando e a máquina. É uma ferramenta por que permite ao usuário realizar atividades que sem ele seria muito difícil ou mesmo impossível, onde o uso do computador possibilita a interação e a produção de conhecimentos no espaço e no tempo, pessoas em lugares diferentes e distantes podem se comunicar com os recursos da telemática.
O meio informático possibilita diferentes formas de comunicações produzindo ou recebendo informações, comunicação entre estudantes mediada pelo computador, entre computadores e seus usuários e entre computadores interligados.
Com o uso da tecnologia de informação e comunicação, professores e alunos têm a possibilidade de utilizar a escrita para descrever e reescrever suas idéias comunicar-se, trocar experiências e produzir histórias. Assim, em busca para resolver problemas do contexto, representam e divulgam o próprio

Relacionados