A importancia da história da educação para o trabalho dos futuros pedagogos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (273 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
HISTORIA DA EDUCAÇÃO


A importância da história da educação para o trabalho dos futuros pedagogos.


Não há, nem pode haver ensino de qualidade, nem mudançaeducativa, nem mesmo alguma transformação sem que haja uma adequada formação de professores. A boa e de qualidade formação de professores, é algo de suma importância em qualquersistema educativo, pois coloca em jogo uma série de fatores que exigem abordagens metodológicas divesificadas..
A formação de professores através da história da educação étambém um problema político, uma vez que implica na concepção da sociedade em um projeto futuro, um problema social, por envolver diversas ciências como a Economia, Demografia,a Sociologia. É um problema pedagogico, por exigir uma definição de objetivos educativos e de estratégia de avaliação.
A formação de professores através da história daeducação mobiliza as mais diferentes ciências da educação e reflete desse modo, o seu estado de desenvolvimento, levando a opçãop de novos conceitos e de novas formas de encarar oato de educar.
Refletindo sobre o perfil e a formação de professores surge uma tarefa de extrema importancia, no momento em que nos aproximamos de uma nova era, em uma épocaem que a grande maioria dos países se prepara para concretizar as reformas desejaveis dos seus sistemas educativos em idéias e atitudes que somente daqui a alguns anos serãoacessados e avaliados.
Devemos reconhecer que a história da educação e formação de professores é fundamental no sucesso de qualquer refoma do sistema educativo e que tambémé uma tarefa de grande exigencia, uma vez que se torna indispensável dotar os futuros professores de uma formação cientifica, psicopedagogica e culltura competentes.
tracking img