A IMPORTANCIA DA GESTAO DE CONTRATOS E FORNECEDORES PARA EMPRESAS DE T.I.

383 palavras 2 páginas
A IMPORTANCIA DA GESTAO DE CONTRATOS E FORNECEDORES PARA EMPRESAS DE T.I.

O processo de gestão de fornecedores garante que os fornecedores e os serviços prestados são gerenciados por TI para apoiar metas de serviço e as expectativas da área de negócio.
O Gestor de TI que não é amparado por um padrão interno e/ou Política para gerenciar seus fornecedores irá tomar decisões por conta própria. Não custa lembrar que estas decisões envolvem contratar, controlar o serviço entregue, comunicar-se, aplicar uma advertência, cancelar contratos, bonificar, entre outras.

A política de gestão de fornecedores deve delimitar regras para executar todas estas atividades, conforme padrões da organização. A posse dessas regras irá minimizar o peso da responsabilidade dos gestores, no momento administrar estas tarefas; irá mitigar o risco de decisões indevidas e fazer com que haja menor dependência em relação ao gestor em questão.
Uma das boas práticas propostas pela ITIL para gestão de fornecedores é que seja criada uma base de dados gerenciada por um sistema de gestão de fornecedores para catalogar, escolher e guardar histórico de fornecedores e contratos. Esta organização otimiza as ações e decisões necessárias aos gestores de fornecedores.
O processo formal e bem estruturado de gestão de fornecedores contribui para que necessidades de negócio e níveis de serviço estabelecidos para o departamento de TI sejam convertidos em requisitos contratuais com terceiros. O processo ajuda também a acompanhar e melhorar continuamente a performance dos fornecedores diante destas necessidades.
Por esses motivos é importante haver regras internas para a gestão de fornecedores. O processo formalmente definido e política interna contribuem para que as informações corretas estejam disponíveis para ambas as partes.

Conclusão

Na minha percepção pessoal, considero frequente a existência de políticas internas para a gestão de fornecedores em grandes empresas, multinacionais, e até

Relacionados