A importancia da geografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1359 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Mundo Atual: Unidade e Diversidade

Como estudar o mundo em que vivemos?
Quando falamos em mundo atual O, normalmente estamos nos referindo à humanidade e ao espaço que ela ocupa: a superfície do planeta Terra. O mundo que os seres humanos habitam, e no qual produzem modificações, é o espaço mundial. Como dividir esse mundo para estudá-Io melhor?
Veja na página a seguir o mapa da divisãopolítica do mundo atual. Observando-o, vemos que quase toda a superfície da Terra está dividida em nações ou países.
Existem hoje quase duzentos países no mundo. Alguns, como a Rússia ou o Canadá, são imensos. Outros, como o Vaticano ou Mônaco, são tão pequenos que se torna difícil visualizá-Ios no mapa. Apenas a Antártida, um continente gelado, ainda não está dividida em países, embora até mesmoesse território seja disputado por diversas nações.
Um país pode ser estudado sob vários aspectos. Por exemplo: em termos de seus tipos de clima, de sua produção agrícola ou industrial, etc.; em termos de seu desenvolvimento econômico e tecnológico ou poderio político-militar; em termos de população (como e onde vivem seus habitantes, qual o seu padrão de vida, etc.).
Como você pode notar,existem diferentes critérios para estudar um país. Da mesma forma, o mundo em que vivemos pode ser estudado de diversas maneiras.
Atualmente, são seis os critérios mais utilizados para a divisão do mundo:
Em continentes: América, Europa, Ásia, África, Oceania e Antártida;
Segundo as paisagens naturais: áreas tropicais, temperadas, desérticas, etc.;
Em países ricos e pobres;
Segundo o tipo e onível de industrialização de cada país;
Segundo as grandes associações econômicas e comerciais: União Européia, Mercosul e outros;
Segundo a cultura dos povos (religião, hábitos, costumes, etc.).
Portanto, para estudar o mundo é preciso regionalizá-Io. Regionalizar um espaço significa dividi-Io em regiões, em áreas que tenham, cada uma, algumas características importantes em comum. Normalmente seregionaliza um espaço nacional: as regiões do Brasil ou dos Estados Unidos, por exemplo.
O que significa, então, regionalizar o mundo? Significa agrupar as nações em grandes regiões ou conjuntos regionais.
Apesar de os países em geral apresentarem diferenças -- culturais, econômicas, políticas, sociais --, sempre existem alguns traços ou critérios comuns que permitem classificá-Ios em grupos ouconjuntos regionais.
Cada um dos seis critérios citados retrata um aspecto da realidade e por isso todos eles são válidos. Tomemos como exemplo o Japão, país do continente asiático com renda per capita e qualidade de vida elevadas. Levando em conta apenas sua localização, o Japão seria estudado com os demais países asiáticos, como Índia, Vietnã, Indonésia e Coréia do Norte. Porém, ele apresentacaracterísticas bem diferentes dessas nações e se parece mais com os Estados Unidos e com os países da Europa ocidental do que com seus vizinhos da Ásia. Outro exemplo é o México. Embora se localize na América do Norte, vizinho dos Estados Unidos, o México apresenta certas características econômicas (dívida externa, distribuição desigual da renda, forte influência de empresas estrangeiras, etc.)que o tornam semelhante ao Brasil e à Argentina, países geograficamente mais distantes.

Nosso plano de estudo
A industrialização e o desenvolvimento econômico, o regime político e os padrões de vida da população, entre outros, são elementos sociais, pois são produzidos pelas pessoas que formam uma sociedade.
O ser humano não tem o poder de transformar a sociedade à sua própria vontade. Asações humanas são limitadas por uma série de fatores, como a natureza e o nível de desenvolvimento tecnológico. Mas o ser humano pode planejar suas ações e, assim, ao longo do tempo, vai modificando a natureza e alterando seu modo de vida.
Para termos uma visão mais correta dos inúmeros países que compõem o nosso mundo, precisamos encontrar os critérios sociais mais adequados para agrupá-Ios e...
tracking img