A importancia da gastronomia na economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (329 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A importância da gastronomia na economia

O Brasil passou por diversas mudanças nas últimas décadas e a área gastronômica vem acompanhando essas mudanças de forma próspera. O negóciogastronômico movimenta no país, aproximadamente, R$ 180 milhões por ano, empregando 6 milhões pessoas.
  Em 2010, estima-se que 61,7 milhões de refeições tenham sido servidas diariamente pelosestabelecimentos do setor de alimentação fora do lar, que inclui restaurantes, bares, lanchonetes, padarias, e outros pontos de vendas do país. Ao todo, o setor é responsável por gerar cerca de 6 milhõesde empregos diretos – mais que o dobro do total de empregados formais na construção civil e mais que o triplo do setor têxtil. Desde 2004, o número de restaurantes e lanchonetes cresceu 9,3% emtodo país – acima do que seria de esperar caso tivesse apenas acompanhado o crescimento populacional. De acordo com estimativas da Associação Nacional de Restaurantes ao todo são 350.000estabelecimentos. Restaurantes, bares e lanchonetes faturaram 73 bilhões de reais em 2010.  O fenômeno está relacionado a mudanças de hábito da população. O brasileiro passou a comer mais fora de casa.Segundo IBGE, do total do orçamento das famílias gasto com alimentação, 31% são aplicados fora do lar – em 2002, a porcentagem era de 24%. A previsão é que, em 2014, esse número atinja 38%, valorpróximo ao dos Estados Unidos. 
As maiores companhias de alimentação do país estão atentas a esse crescimento. Estima-se que as vendas da indústria de alimentação para o canal food service –empresas que fornecem alimento para restaurantes, bares, lanchonetes e padarias, entre outros – tenham chegado a 64.4 bilhões de reais em 2009. É quase o dobro dos 34 bilhões em vendas em 2004. “Osetor tem se consolidado como um mercado extremamente atraente para as indústrias de alimentos”, afirma Jean Louis Gallego, diretor da Associação das Indústrias de Alimentação. 

Fonte:...
tracking img