A importancia da filosofia no trabalho com as crianças

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (432 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A importância da filosofia no trabalho com as crianças

A filosofia como disciplina para as crianças ajuda a decifrar e a expressar seus sentimentos, pensamentos, opiniões, valores e atitudes,incentivando a criança a participar das atividades.
A partir da filosofia o professor encontra novas maneiras de realizar o seu trabalho pedagógico, solucionando certos problemas que pode agravar noaprendizado ao aluno, o fazendo atuar, participar do que lhes é passado ao invés de um mero receptor.
A presença dessa disciplina na escola, ajuda na mudança do comportamento das crianças como a timidez,gestos agressivos dentre outros. As deixando mais criativas, criticas, sensíveis e até participativas, no meio em que vivem, ou seja as deixando com a mente mais aberta.
A criança fica mais espertaem sala de aula e nos outros ambientes também, tendo mais facilidade para interagir com os outros. Também faz com que a curiosidade de toda criança seja trabalhada de uma forma mais inteligente, ouseja mais criativa, ao invés de só ter a curiosidade de saber o que é faz com que também questione como, pra que, e onde certo objeto, ser vivo, dentre outros.
Estimula a criança a pensar e não só aesperar por um resposta, faz com que ela crie, pesquise e chegue a suas próprias conclusões.
Isso é muito importante na educação da criança devido aos incentivos que causa na criança dentre outrosfatores.
A filosofia é, sem duvida, uma disciplina que ensina a pensar e “pensar bem”. Mas o que quer dizer isto? Quer nos dizer que a filosofia é cada vez mais necessária, pois ela se ocupa de pensar nogeral, o que nos dará maior “visibilidade” para com as outras disciplinas. Não se trata de querer afirmar que a filosofia é superior às demais matérias, pois todas são importantes quanto a filosofia,na educação de crianças e jovens.
A filosofia não deve ser somente entendida como mais uma matéria, mas como uma contribuição essencial para a compreensão das outras disciplinas, tanto quanto para...
tracking img