A importancia da filosofia no mundo de hoje

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (312 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Importância da Filosofia no mundo de hoje?

Nascida na Grécia antiga entre os séculos VII e VI a.c a Filosofia ainda é de suma importância no mundo de hoje, mesmo quemuitos não saibam seu significado e acreditem que ela não serve pra nada, sendo até mesmo desprezada, a Filosofia é na verdade uma forma de aprender a pensar já que pensar nos leva arefletir,a raciocinar despertando o nosso senso crítico o que nos auxilia na construção de uma visão mais ampla do mundo.
A Filosofia nos leva a quebrar as barreiras doconhecimento e aumenta nosso poder de argumentação que é outra importante característica dessa ciência, além de nos ajudar a esclarecer a história da nossa existência. O homem continuasendo o principal objeto da Filosofia e quando este não tem o mínimo de entendimento da mesma está fadado a viver amarrado aos conceitos do senso comum, pois é a Filosofia que dá aohomem o desejo de conhecimento, conhecimento este que buscamos até hoje.
Assim como na Grécia antiga a Filosofia ainda é fonte de incomodo aos dominantes da sociedade, pois paraeles não é interessante que o homem liberte-se da ignorância adotando assim uma postura crítica e questionadora. A Filosofia estimula consciência e nos ajuda na formulação de nossocaráter moral. O texto: O Mito da Caverna (Platão, A República, V.II, p.105-109) estudado na aula passada pode ser utilizado como exemplo até hoje, pois representa muito bem o efeito daFilosofia em nossas vidas ajudando-nos a nos libertar do mundo das trevas e da ignorância através do conhecimento.
A verdadeira importância da Filosofia está no efeito que amesma causa sobre as pessoas tornando-as mais livres, por esses e outros motivos a Filosofia ainda é tão importante no mundo atual ajudando-nos a desenvolver uma visão mais humanística.
tracking img