A importancia da família na escola “a inclusão de libras”

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 14 (3460 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 13 de junho de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A IMPORTANCIA DA FAMÍLIA NA ESCOLA “A INCLUSÃO DE LIBRAS”
Orientadora Ana maria
Acadêmicos 1º Período de Pedagogia
Eudilene Dias
Ricardo Vieira
Telva Soares
RESUMO
Este artigo aborda a importância da família no processo de aprendizagem e tem como objetivos, mobilizar a comunidade escolar , incluindo os professores, equipe pedagógica, direção, funcionários, alunos e,principalmente, as famílias sobre a diferencia do papel social da escola e o da família. Estudar as características da família contemporânea; orientar as famílias com conhecimentos sobre as fases de desenvolvimento em que os filhos estão para melhor compreendê-los e conscientizar os alunos sobre a importância da escola e do conhecimento para as suas vidas. Este artigo é também fruto de encontrorealizado com as famílias e alunos da Escola Municipal 13 de Maio. Como resultado apresenta-se uma reflexão sobre a importância da família na escola com a inclusão de LIBRAS.
PALAVRAS-CHAVE: A integração da família na escola e aprendendo LIBRAS.
ABSTRACT
This article discusses the importance of the family in the learning process and aims to mobilize the school community, including teachers,teaching staff, administration, employees, students, and especially the families of the different social role of the school and the family . Studying the characteristics of the contemporary family; guide families with knowledge of phases of development in which the children are to better understand them and educate students about the importance of school and the knowledge to their lives. This article isalso the result of a meeting held with the families and students of the Municipal School May 13. As a result we present a reflection on the importance of family in the school with the inclusion of LBS.
KEY-WORDS: The integration of family learning in school and LBS.
INTRODUÇÃO
[...] conceber um ser especial é muito complicado e a aceitação é muito difícil. A estrutura da família começa a ruircomprometendo totalmente a sua dinâmica, fazendo com que o portador de necessidade especial não encontre seu caminho nem seu espaço. Entre a negação e a aceitação da deficiência há um longo caminho a ser percorrido. O que se tem que ser trabalhado de imediato é o vinculo afetivo que a família deverá ter com ele. De certa forma facilita quando a família se sente como pessoas capazes de entender asituação e que existem profissionais adequados e capazes, para fazer diminuir bloqueios e ansiedades (ALVES apud PEREIRA, 2008, p. 33).

[...] conceber um ser especial é muito complicado e a aceitação é muito difícil. A estrutura da família começa a ruir comprometendo totalmente a sua dinâmica, fazendo com que o portador de necessidade especial não encontre seu caminho nem seu espaço. Entre anegação e a aceitação da deficiência há um longo caminho a ser percorrido. O que se tem que ser trabalhado de imediato é o vinculo afetivo que a família deverá ter com ele. De certa forma facilita quando a família se sente como pessoas capazes de entender a situação e que existem profissionais adequados e capazes, para fazer diminuir bloqueios e ansiedades (ALVES apud PEREIRA, 2008, p. 33).

Atemática a ser discutida neste artigo é complexa, pois envolve duas instituições basilares na formação da pessoa, a família e a escola. Destarte, definimos por refletir sobre a importância da orientação dos pais quanto a questões relativas às necessidades especiais de seu filho com surdez, assumindo assim, uma atitude ativa na direção da própria vida e na vida de seu filho, participando das escolhase decisões, especialmente no processo educacional. Teóricos que discutem a surdez afirmam que as crianças surdas enfrentam dificuldades para adquirir a linguagem oral e a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), porque a família e a sociedade não dão a devida importância para sua forma de comunicação, o que acarreta atraso no desenvolvimento, tanto educacional, quanto social. Para que o surdo...
tracking img