A importancia da escola na escolha da formação superior

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2222 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO

O trabalho a seguir é o registro de algumas lembranças na história da minha vida escolar, desde a educação infantil até a escolha pela profissão de professor. Foi feita através de documentos, lembranças, arquivos pessoais, fotos e conversas com familiares. Será observado alguns métodos pedagógicos onde irei apontar os principais motivos que me levaram a escolher esta profissão. Atravésdos resultados encontrados conclui-se que o convívio desde muito pequena com professores, bem como o estímulo sempre dado por familiares, exerceram grande influência na minha escolha profissional.


Palavras-chave: escola. professor. profissão.


1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho de pesquisa documental busca resgatar as memóriasdesde o início do meu aprendizado escolar e relacionar as experiências vividas com os professores, justificando assim a minha escolha profissional. Busca refletir os momentos da vida escolar, identificando métodos pedagógicos utilizados em minha formação.
Nesta perspectiva algumas questões relevantes são abordadas durante grande parte da minha vida escolar, tendo como base as construções ereconstruções das memórias. Inicia-se com um breve conceito de educação básica, seguido de um breve relato da minha história de vida escolar, iniciando-se com a educação infantil, seguido pelo ensino fundamental I e II, e finalizando com o ensino médio.

2 EDUCAÇÃO INFANTIL

Comecei a frequentar uma escolinha perto de casa com aproximadamente três anos de idade em São Paulo- SP, perguntei para meusavós qual era o nome, mas nenhum deles se lembra e devido a pouca idade não recordo de nada desta escola.
Com quatro anos de idade fui para a escolinha Cultura, lembro que era maior e mais equipada. Como na outra escolinha não me recordo do nome das professoras, lembro vagamente de brincar com elas de passa-anel, trenzinho e de aulas de computação onde brincávamos com o Paint.
“(...) aescolarização fomenta habilidades perspectivas, associadas de convenções gráficas para representar a profundidade mediante estímulos.” (Rogoff, 1993:75-76 apud Baquero, 1998, p. 76).
Um fato interessante dessa época é que estava aprendendo a dizer os dias da semana, no caminho para casa vinha com meu avô repetindo várias e várias vezes e ele me ajudou em todas as que se fizeram necessárias.
Lembro-metambém, de estar ensaiando uma coreografia de dança havaiana, que foi apresentada no dia da formatura do Jardim.
“(...) cabe, portanto, as instituições que trabalham com as crianças menores de sete anos de idade um redimensionamento de suas funções visando a superação tanto de assistência-científica, quanto de seu caráter compensatório e de preparação para o ensino formal.” ( Santa Catarina, 1998, p.14)

2.1 ENSINO FUNDAMENTAL I


No ano de 1999 eu estava com sete anos e entrando na 1ª série no colégio Escola Estadual Prof. José Hermenegildo Leoni, ainda em São Paulo-SP. Lembro-me do primeiro dia de aula, a ansiedade em chegar à escola, o nome da minha professora era Andreia e era muito calma e atenciosa. Lembro-me também que quando ela pegava as letras do alfabeto e pedia paraidentificar qual seria a primeira letra do meu nome. Ela pegava frequentemente os cadernos das crianças para corrigir e exigia organização e capricho.
“(...) todo conhecimento é transmitido, de modo que o sujeito recebe o objeto do conhecimento sem agir sobre ele.” (Santa Catarina, 1998, p. 10)
No ano seguinte, já com oito anos, eu estava na 2ª série. Minha professora se chamava Vera e não gostava dela,pois não era delicada e atenciosa como minha professora da série anterior. Nesta época fui morar com minha mãe, e acredito que com tantas mudanças ocorridas num curto período me fez esquecer de boa parte desta época.
Mas a minha maior lembrança desta época não tem relação com professor ou sala de aula ou até mesmo as mudanças em casa. O que me marcou foi um tombo que levei na volta do...
tracking img