A importancia da eletricidade para a vida moderna

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1943 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Ceban - Centro Eduacacional Bandeirantes

A IMPORTANCIA DA ELETRICIDADE PARA A VIDA MODERNA

Nome do aluno(a) Ensino Médio
Março- 2013
Nome do aluno(a)
A IMPORTANCIA DA ELETRICIDADE PARA A VIDA MODERNA

Trabalho de pesquisa apresentado ao Ceban-Centro Educacional BandeirantesMarço- 2013
Introdução A energia está presente em inumeros atos cotidianos da sociedade moderna. Se completaum circuito elétrico, pelo simples fato de utilizamos o carro, ligamos o computador, fazemos o jantar, vemos televisão.. Em todos esses instantes, estamos a utilizar energia. Não é de estranhar, portanto, que a energia tenha uma tão grande importância para nós. No mundo atual a energia elétrica é indispensável para a sociedade, e seu uso se deve muito ao baixo custo de produção, facilidade detransporte e, relativa, baixa perda na conversão para outros tipos de energia. Atualmente a eletricidade é de tamanha importância que quando ocorre algum imprevisto no seu abastecimento, os hospitais, postos de gasolina e escolas usualmente possuem geradores próprios para compensar esta perda. Imagina estar sobrevivendo graças a aparelhos e inexplicavelmente ocorre uma falta de luz, isso não serianada agradável. Por fim, imagine as grandes empresas (que possuem alta produtividade diária) sofrerem um apagão, o prejuízo seria tanto que a saúde financeira de toda uma região poderia ser afetada, com isso não nos resta dúvida sobre a importância das descobertas de Benjamin Franklin para a sociedade contemporânea.Em suma, a eletricidade revolucionou por completo o modo de vida humano em todosos aspectos, melhorando a qualidade de vida.

Desenvolvimento
O que são circuitos elétricos Circuito elétrico é a ligação de elementos elétricos, tais como resistores, indutores, capacitores, diodos,linhas de transmissão, fontes de tensão, fontes de corrente e interruptores, de modo que formem pelo menos um caminho fechado para a corrente elétrica. Um circuito elétrico simples, alimentadopor pilhas, baterias ou tomadas, sempre apresenta uma fonte de energia elétrica, um aparelho elétrico, fios ou placas de ligação e um interruptor para ligar e desligar o aparelho. Estando ligado, o circuito elétrico está fechado e uma corrente elétrica passa por ele. O circuito elétrico estará completo quando a corrente elétrica, que sai de um dos terminais da fonte de energia, percorre oscomponentes do circuito e fecha seu percurso no outro pólo da fonte de energia Esta corrente pode produzir vários efeitos, luz, movimentos, aquecimentos, sons, e etc.Existem inúmeros tipos de circuitos elétricos. Porém, sitaremos os 5 principais, sendo eles :circuito fechado, circuito aberto, curto-circuito, circuito serial e circuitos paralelos. 
Tipos circuitos elétricosCircuito Fechado: 
Tem umpercurso completo para o fluxo da corrente. Quando a energia da fonte está sendo utilizada pelo aparelho, dizemos que o circuito está fechado e que há uma corrente elétrica. Quando o interruptor está fechado, pode circular corrente pelo circuito e dizemos que se trata de um circuito fechado.
 
Circuito aberto: Neste circuito podemos constatar que existe uma interrupção de corrente, criada pelointerruptor (em cima e ao meio da figura). Dizemos portanto que o interruptor está aberto e consequentemente, que estamos perante um circuito aberto. 
 
Curto-circuito: É um percurso de menor resistência (normalmente realizado de maneira não intencional) que contorna parte do circuito. Isso pode acontecer quando dois fios desencapados em um circuito se tocam. A parte do circuito que a corrente nãopercorre devido ao curto-circuito deixa de funcionar, e uma corrente intensa começa a fluir. Isso pode gerar alto aquecimento dos fios e causar incêndio. 
Circuito serial: A mesma corrente flui por todos os componentes. Um exemplo de circuito serial é um conjunto de luzes de Natal. Caso qualquer das lâmpadas queime, não haverá fluxo de corrente e nenhuma das lâmpadas se acenderá. 
Circuitos...
tracking img