A importancia da construção civil para a economia brasileira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 5 (1188 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 16 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A IMPORTÂNCIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL PARA A ECONOMIA BRASILEIRA

Cimara Momm
Prof. Antônio Salésio Costa
Centro Universitário Leonardo da Vinci- UNIASSELVI
Ciências Contábeis ( CTB0054)- Empreendedorismo
23/11/2011

RESUMO

É notória a importância da Construção Civil na economia brasileira, além da importância econômica, a atividade da construção civil no país tem relevante papel social.Devido a geração de empregos proporcionados pelo setor e também ao elevado déficit habitacional que tem representado um custo social extremamente elevado. É responsável por um grande volume de tributos arrecadados sobre a produção no país. A mesma, sozinha, é responsável por uma grande porcentagem do PIB brasileiro. Mas, apesar de sua importância, a Construção ainda apresenta baixos índices deprodutividade.

Palavras-chave: Construção Civil. Economia Brasileira. Papel Social.

1 INTRODUÇÃO

A Construção Civil Brasileira tem papel importante no processo de desenvolvimento do Brasil: a atividade construtora é uma das responsáveis pela criação das próprias bases da moderna sociedade industrial, assumindo a função de montagem da infra-estrutura econômica e social indispensável aoprosseguimento do processo de industrialização.

O setor ainda serve de maneira eficaz para retomar o crescimento e diminuir o desemprego dado sua capacidade de gerar vagas diretas e indiretas no mercado de trabalho, absorvendo uma boa percentagem da mão-de-obra nacional. A indústria da construção pode contribuir de modo decisivo, para a solução de diferentes problemas estruturais que afligem oBrasil, ou seja, como forma de suprir o déficit habitacional.

Clareiam-se, assim, o papel estratégico deste setor em dois aspectos importantes de nossa sociedade, o déficit habitacional e o desemprego, que fazem parte de nossas preocupações.

2 A IMPORTÂNCIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Essa importância da indústria da construção fica evidente quando atentamos para algumas característicasestruturais: ela tem significativa participação no PIB é altamente absorvedora de mão-de-obra, independente do nível de desenvolvimento econômico. No Brasil, apesar de ser supostamente um país subdesenvolvido, segundo Nascimento e Macedo-Soares (1996, p. 1) a Indústria de Construção representa “aproximadamente 7% do Produto Interno Bruto (PIB), 65% da Formação Bruta de Capital Fixo, absorve 6,5% daPopulação Economicamente Ativa, exercendo um forte papel indutor na economia”.

A indústria da Construção Civil também apresenta grande variabilidade tecnológica onde coexistem processos produtivos dos mais tradicionais aos mais modernos; apresenta-se como um setor em que a hegemonia do capital privado nacional o distingue de outros ramos dinâmicos da economia, que tem maior participação de capitalestrangeiro ou estatal. Isto só nos remete com mais urgência a uma análise sociológica que possa incrementar esta parte da economia nacional como altamente comprometida com a retomada do crescimento.

A Construção Civil emprega em todo país, cerca de 3,707 milhões de cidadãos, que em grande parte possuem pequena qualificação profissional. O macrossetor da Construção gera 9,1 milhões de empregosdiretos, indiretos e induzidos em toda a economia nacional. De cada 100 empregos diretos gerados na construção, 21 outros empregos indiretos e 47 novos empregos induzidos são criados na economia.( CONTE, 1999, p. 12).

Várias outras características acentuam a importância da cadeia produtiva da construção civil, como sua capacidade de geração de impostos dentro do processo produtivo. O setor deconstrução é aquele que gera mais imposto indireto líquido e tem papel importante sobre os impostos pagos por outros setores de atividade.

A Construção de moradias é de fundamental importância para a redução do déficit habitacional brasileiro. A cada ano que passa registra-se um incremento neste déficit, já que a produção não acompanha o aumento da demanda que é da ordem de milhões de novos...
tracking img