A IMPORTANCIA DA COMUNICAÇÃO E DO COMPORTAMENTO ÉTICO

2177 palavras 9 páginas
1 INTRODUÇÃO
Este Trabalho compreende o desenvolvimento de um Artigo com o Tema: “A importância da comunicação e do comportamento ético para a gestão eficaz de pessoas e seus impactos na qualidade de vida do trabalhador” baseado nas disciplinas Psicologia Organizacional e do Trabalho; Comunicação, Clima e Cultura Organizacional; Ética e Responsabilidade Social e Gestão de Pessoas que nos foram apresentadas durante o semestre.
A Psicologia Organizacional e do Trabalho vai muito além das atividades ligadas ao recrutamento e seleção, à aplicação de testes para avaliação psicológica e uma boa avaliação de uma dinâmica de grupo. A amplitude desta disciplina oferece ao Profissional de Recursos humanos, a possibilidade promover dentro da organização, a qualidade que os integrantes da mesma precisam para desenvolver suas habilidades com Qualidade.
Nesse contexto de qualidade, estão a Comunicação, Clima e Cultura Organizacional, elementos que trabalhados individualmente nos levam a compreensão de um todo extremamente singular. A Comunicação trata da capacidade de interação ente os seres humanos. O Clima organizacional é o conjunto de atitudes e comportamentos dos indivíduos em seu ambiente de trabalho. Já a cultura organizacional de uma empresa constitui-se de um conjunto de regras e hábitos adquiridos e desenvolvidos pelos integrantes da empresa e que são incorporados ao dia-a-dia da organização.
A questão ética nas organizações passa pela compreensão da sua cultura de organização. Quais os seus valores e crenças e como suas questões do cotidiano são resolvidas?
Muitas empresas compreenderam, com o passar dos anos, que os consumidores ficaram mais exigentes e esperando das organizações mais comprometimento com o futuro da sociedade, daí a preocupação de algumas organizações em demonstrar Ética e principalmente, divulgar suas ações de Responsabilidade Social.
Todas essas ações que visam à criação de empresas mais competitivas, com características de incentivo

Relacionados

  • GRECO Rog rio Curso de direito penal vol 1 1
    470367 palavras | 1882 páginas
  • Coleção_Sinopses_v
    157861 palavras | 632 páginas