A importancia da comunicação e do comportamento ético para a gestão eficaz de pessoas e seus impactos na qualidade de vida do trabalhador.

855 palavras 4 páginas
A administração, seus conceitos e técnicas são usados, consciente ou inconscientemente, há muito tempo; por exemplo, Moisés, durante o êxodo do Egito, por volta do ano 1250 A.C., fez uso dos princípios da administração. Outrossim, as tentativas de explicação e desenvolvimento de teorias administrativas tiveram, de fato, seu desenvolvimento acelerado apenas a partir do século XIX, como desdobramento do renascentismo e da revolução industrial europeus. Alguns dados históricos, das civilizações antigas à atual, podem ser citados comprovando a asserção do parágrafo acima:
- Nas civilizações primitivas (antigas) tais como Suméria, Babilônia, Egito, Pérsia ... havia administradores hábeis, habilidades comprovadas pelas realizações da época; as pirâmides do Egito, os jardins suspensos e o sistema de irrigação da Babilônia, os sistemas de bibliotecas da Assíria etc e, no Código de Hammurabi, já existia menção ao salário mínimo e incentivos, em 1800 A.C.;
- O Império Romano, com seu sistema militar (que é modelo até hoje) dominou grande parte do mundo, fato que necessitou a aplicação de conceitos gerenciais bastante desenvolvidos;
- Na China, com sua grande muralha e poderoso exército, onde o princípio da especialização (divisão do trabalho) e rotação de mão-de-obra já eram empregados.
Mais recente, no século XVII, Niccolò Machiavelli expressou alguns conceitos da administração pública em seu livro, “O Príncipe”, onde defendia o uso do “temor”, que pode ser controlado, ao uso do “amor”, que é mutável e incontrolável, como forma de gerir seus liderados.
A Igreja Católica Romana teve contribuição relevante à evolução da administração; com sua crescente expansão, precisou definir de forma clara, seus objetivos, políticas, regras, diretrizes etc, sua estrutura organizacional e desenvolveu um sistema de responsabilidade e autoridade centralizado que gera discussões entre seus integrantes e estudiosos até os dias atuais.
Por fim, ocorreu a

Relacionados