A importancia da brinquedoteca hospitalar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5360 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A IMPORTÂNCIA DO USO DO BRINQUEDO E DA BRINQUEDOTECA NO TRATAMENTO DA CRIANÇA HOSPITALIZADA.
Inês Verena Cerqueira de Melo*Thais Freitas Fonseca*
Wanessa Sampaio Mello Alencar*
Sandra Ely Barbosa de Souza**

Resumo: O presente estudo aborda sobre a importância do brincar de crianças hospitalizadas em unidades pediátricas, buscando estabelecer correlações entre o comportamento lúdico e a estruturação do ambiente hospitalar com a brinquedoteca, e sua influência na recuperação da criança. Trata se de um estudodescritivo, qualitativo, utilizando como estratégia metodológica a pesquisa bibliográfica. Esse artigo tem como objetivo mostrar como o ato de brincar e a brinquedoteca tem repercussão importante no tratamento da criança hospitalizada. Concluímos que a brinquedoteca é um espaço preparado para a criança brincar dentro de um ambiente lúdico e esta contribui efetivamente no processo de recuperação dacriança, diminuindo o impacto da hospitalização.


Palavras-chave: Criança, brinquedoteca hospitalar, brinquedo e lúdico.

Traduza

Abstract:This study focuses on the importance of play of children hospitalized in pediatric units, trying to establish correlations between the behavior ludic and structuring of the hospital environment with brinquedoteca, and its influence in the recovery ofthe child. It is a descriptive study qualitative, using as methodological strategy bibliographic research. This article has as objective show how the act of toy and brinquedoteca has repercussions important in the treatment of children in hospital. We conclude that brinquedoteca is an area prepared for the child toy within an environment ludic and this contributes effectively in the process ofrecovery of the child, reducing the impact of hospitalization.
Parte inferior do formulário


Keywords: Child, brinquedoteca hospital, toy and ludic.




*Graduandos em Enfermagem da Faculdade de Tecnologia e Ciências
** Orientadora – Enfermeira, MSc.em enfermagem, docente da disciplina de Saúde da Criança na Enfermagem da Faculdade de Tecnologia e Ciências. Salvador-BA



1INTRODUÇÃO




O uso do brinquedo hospitalar oferece prazer para a criança, tornando-se um contraponto a dolorosa rotina hospitalar, configurando-se como um espaço democrático onde há valorização das experiências individuais e a possibilidade de escolha, o brincar torna-se um facilitador na interação entre os profissionais de saúde e a criança, diminuindo a ansiedade e o medo.
Abrinquedoteca para a criança hospitalizada é um recurso indispensável para a transformação do ambiente hospitalar, proporcionando a melhoria das condições psicológicas de crianças que geralmente tem dificuldade de enfrentar a hospitalização e todas as privações dela decorrente, em especial as limitações e impossibilidades.
As atividades lúdicas sempre estiveram presentes como parte integrantedo desenvolvimento do indivíduo, especialmente da criança.
A palavra “lúdico” vem do latim “Ludus” que significa jogos, brinquedos e brincadeiras. Hoje a ludicidade é praticada em vários ambientes, levando em consideração o desenvolvimento infantil.
A brinquedoteca é um espaço preparado para estimular a criança a brincar, possibilitando o acesso a uma variedade de brinquedos,dentro de um ambiente lúdico. É um lugar onde tudo convida a explorar, a sentir e experimentar, com o objetivo de proporcionar estímulos para que a criança possa brincar livremente, ampliando assim, o seu desenvolvimento emocional, cognitivo, psíquico físico, social e psicomotor.
O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e a resolução de nº. 41/95 do Conselho Nacional dos direitos da...
tracking img