A importancia da auditoria para tomada de decisão

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3411 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Gledson Alves M. dos Santos
gledsantos@ig.com.br



Auditoria como uma importante ferramenta para tomada de deçisão


Resumo

O objetivo deste estudo visa mostrar a importância da tomada de decisão após a auditoria nos relatórios gerenciais da empresa. A metodologia usada foi pesquisa de material cientifico na Internet, livros e embasamento teórico reforçado através de pesquisa bibliográfica.Diariamente os gestores fazem escolhas, direcionando suas organizações ao sucesso ou ao total fracasso. Não muito diferente destes gestores, os investidores tomam decisões tão importantes como a deles, pois a escolha de onde e como alocar quantias de dinheiro (que muitas das vezes são valores altíssimos), decide o sucesso ou fracasso do investidor.

Palavras-Chave: Auditoria, gestores, tomada dedecisão, empresa.


abstract

This study aims to show the importance of decision making after the audit reports on the company's management. The methodology used was scientific research material on the Internet, books and theoretical reinforced through literature. Daily managers make choices, directing their organizations to success or total failure. Not very different of managers, investors makedecisions as important as theirs, because the choice of where and how to allocate amounts of money (which often are very high values​​), decides the success or failure of the investor.
Keywords: Audit, managers, decision-making, company.
1. INTRODUÇÃO

NO MUNDO DOS NEGÓCIOS, A TOMADA DE DECISÃO É ALGO TÃO COMUM QUE PASSA DESPERCEBIDA A SUA IMPORTÂNCIA NO DIA-A-DIA.
O que osgestores e investidores têm em comum em suas decisões, não é limitado à importância somente, mas também na ferramenta em que é utilizada para a tomada de decisão.
Ambos utilizam-se das informações contidas nas demonstrações financeiras da organização.
Este tipo de informação não somente vai influenciar os investidores, mas como também será crucial para transações como fusão eincorporação. Deve-se estender também, a utilização desta ferramenta, para a melhoria do desempenho da empresa como um todo.

2. Ferramenta de informação

A CONTABILIDADE, EMBORA DESTINADA A ESTUDAR E POSSIBILITAR O CONTROLE DO PATRIMÔNIO DAS ENTIDADES, DO PONTO DE VISTA ECONÔMICO E FINANCEIRO, NÃO DEVE SER ENTENDIDA COMO UM SIMPLES SISTEMA DE ESCRITURAÇÃO DE ACONTECIMENTOS QUE AFETAM ACOMPOSIÇÃO DOS ELEMENTOS PATRIMONIAIS.
Para ( ATTIE, 1998 ) a contabilidade é considerada como ciência social que tem respeitável acervo cultural e um conjunto de técnicas, princípios, conceitos e metodologia própria para servir a quem se utilizar de seus produtos, contribuindo, no plano econômico e administrativo das entidades, para a produção de informações seguras e objetivas.
Cominformações contábeis de uma organização, aliado a outros tipos de informações, como os da economia, os setoriais, e dos controles internos da organização, é possível tomar decisões importantes em cima de uma solida base de conhecimento.
A vantagem das informações econômica – financeira, é que elas são baseadas em documentos proveniente das transações da empresa, são padronizadas, e estão eacordo com a legislação vigente. Permite ao usuário ter uma visão de interdependência de todos os setores organizacionais, pois as informações compiladas surgiram de diversas áreas diferentes, onde um resultado afeta o outro de forma direta ou indireta, fazendo com que o conhecimento profundo da estrutura de informações contábeis, proporcione conhecimentos importantes das operações e negócios daempresa.
Segundo ( ATTIE, 1998 ) a contabilidade se baseia essencialmente em fatos fundamentados em documentação idônea, em obediência a princípios e normas contábeis consagradas pela doutrina, registrando-os de forma uniforme, homogênea, em ordem cronológica, o que da a ela característica de verdadeira historia do patrimônio. Mais ainda, concede exatidão matemática e, com o uso de rigor e...
tracking img