A importancia da arte na educação especial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1655 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE - UNICENTRO campus Irati

A IMPORTÂNCIA DA ARTE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

IRATI

2011

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE - UNICENTRO campus Irati

A IMPORTÂNCIA DA ARTE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

IRATI

2011

A IMPORTÂNCIA DA ARTE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

Há alguma tempo já existe preocupações no que dizrespeito ao ensino/acesso da arte aos portadores de necessidades especiais, desde o ano 1991, o Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC/USP) desenvolve um programa de atendimento ao público portador de deficiências sensoriais, motoras e mentais. “Museu e Público Especial” é um dos o únicos projetos no Brasil que destaca a importância do museu como espaço sócio-cultural também parapessoas deficientes. Dessa forma, adapta exposições para que o público aprecie as obras de arte de forma não somente visual mas também sensorial, através do tato.

Mas é um outro aspecto que torna único o projeto “Museu e Público Especial”. Baseado numa proposta de ação educativa, ele tem como objetivo motivar e ampliar o conhecimento da arte a este público especial. Ou seja, educadoreselaboram e aplicam atividades adaptadas às necessidades dos participantes incluindo utilização de material multisensorial e a realização de atividades práticas que contribuam para o entendimento da arte. É por isso que o projeto também oferece à comunidade assessoria, cursos e palestras, dirigidos principalmente a estudantes e profissionais ligados às áreas de arte-educação e educação especial, bem comoexposições itinerantes e intercâmbios culturais e educativos entre escolas e instituições públicas e privadas.

Além de coordenar o projeto, a professora Amanda Pinto da Fonseca Tojal leciona o curso “Ensino da Arte na Educação Especial”, que trabalha com a instrumentalização de profissionais de educação, saúde e arte para o planejamento de aulas e cursos que destaquem a apreciação visual esensorial do objeto artístico. Tudo baseado em metodologias contemporâneas do ensino da arte que estão sendo aplicadas no programa de ação educativa do projeto desenvolvido no MAC/USP.

Amanda Tojal tornou-se especialista nesta área. É mestre em artes plásticas pela Escola de Comunicações e Artes da USP e defendeu a dissertação “Museu de Arte e Público Especial”. Em março deste ano, foi chamadapara coordenar o projeto “Públicos Especiais”, realizado junto à Mostra do Redescobrimento: Brasil +500 para que portadores de necessidades especiais de várias instituições participassem da exposição.

A especialista acima citada relata experiencias e dá algumas dicas e orientações sobre a Arte na Educação Especial.

Na sua concepção há uma grande carência profissional de professores e deprofissionais que lidam com as áreas de saúde, de trabalhar a arte de uma forma não somente terapêutica, mas também voltada para o conhecimento da Arte, como História e Cultura, além da produção artística. As pessoas não têm essa experiência principalmente porque, ao trabalhar com o portador de deficiência, geralmente se especializam mais na área de educação ou de terapia, obtendo conhecimentossupérfluos em Arte e Ensino da Arte. Quando não há experiência na área artística e a pessoa se depara com o trabalho corpo-a-corpo junto aos seus alunos ou pacientes, percebe a importância da arte nesse processo. No curso, nós tentamos dar essa visão da importância da arte como conhecimento, dando subsídios para uma produção mais consciente e não dirigida somente ao trabalho artesanal, o que geralmenteocorre nas instituições especializadas e é denominado erroneamente de Ensino da Arte. Nosso objetivo não é enfatizar a arte apenas como processo ou diagnóstico terapêutico, mas de conhecer arte para estimular a produção da arte sem, no entanto, abandonar a expressividade, a individualidade e as referências culturais e históricas de cada aluno ou paciente participante.

EducaBrasil - Na...
tracking img