A importancia da arte na educação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1268 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 . INTRODUÇÃO
A arte é uma forma do ser humano expressar suas emoções, sua história e sua cultura através de alguns valores estéticos, como beleza, harmonia, equilíbrio. A arte pode ser representada através de várias formas, em especial na música, na escultura, na pintura, no cinema, na dança, entre outras.

Após seu surgimento, há milhares de anos, a arte foi evoluindo e ocupando umimportantíssimo espaço na sociedade, haja vista que algumas representações da arte são indispensáveis para muitas pessoas nos dias atuais, como, por exemplo, a música que é capaz de nos fazer felizes quando estamos tristes.
Ela funciona como uma distração para certos problemas, um modo de expressar o que sentimos aos diversos grupos da sociedade.

A Arte é extremamente importante para odesenvolvimento global do Ser Humano, devendo ser trabalhada com liberdade e seriedade desde cedo em sala de aula.
Fazer Arte é uma das mais ricas formas de expressão de nossos sentimentos. Auxilia, por exemplo, na facilidade (ou não) da expressão escrita, uma vez que esta requer muita imaginação. Falando-se em imaginação, fala-se também na capacidade de lidar com situações difíceis, de improvisar e muitomais. Por isso, a Arte deve ser incentivada e ter seu espaço em toda escola, pois desperta a capacidade de criação, nos alunos que colocarão em prática sua sensibilidade artística nas aulas programadas pelo currículo2 – CONTEXTUALIZAÇÃO DA PESQUISA

A arte humaniza, e se ela humaniza, precisamosmais do que nunca, da sua utilização no meio educacional e mais ainda na sociedade de modo em geral. Pois se temos consciência de que a educação é a base estrutural, juntamente com a família, de uma sociedade plena, também temos consciência de que precisamos a cada dia mais de pessoas comprometidas com essa questão de humanização dos indivíduos. Humanizar no sentido completo e pleno da palavra. Maisdo que dar condições aos indivíduos de vivência, de sobrevivência, dar a eles a oportunidade de ser quem realmente são com toda sua individualidade e peculiaridades.
Diante de tal importância que a arte assume na educação, pode-se fazer uma revisão crítica do que a escola tem alcançado em termos de ensino da arte.
Temos conseguido valorizar nos alunos sua expressividade e potencial criativo?Temos sabido perceber, compreender e avaliar suas idéias sobre as linguagens artísticas? Temos desenvolvido nosso próprio percurso em artes de tal modo que conheçamos os conteúdos, os objetivos e os métodos para ensinar cada uma das linguagens artísticas?
2.1 – O PROBLEMA

2.2 OBJETIVOS

2.2.1 - OBJETIVOS GERAIS

2.2.2 - OBJETIVOS ESPECIFICOS

3 – FUNDAMENTAÇÃO TEORICA

Iniciaremosnossa reflexão baseando-nos no Art. 3º da Nova LDB, Lei no. 9394 de 20 de Dezembro de 1996: ' O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: ... II - Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber... ' No entanto, existe a necessidade de conciencialização não só dos educadores, como também de toda a Sociedade. Desse modo, consideramosfundamental opinar sobre a importância da Arte em nossas Escolas. A Educação Artística é extremamente importante para o desenvolvimento global do Ser Humano, devendo ser trabalhada com liberdade e seriedade desde cedo.
Fazer Arte é uma das mais ricas formas de expressão de nossos sentimentos. Auxilia, por exemplo, na facilidade (ou não) da expressão escrita, uma vez que esta requer muita imaginação....
tracking img