A importancia da analise financeira para tomada de decisões na empresa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 46 (11484 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Educação Financeira no Brasil (Uma Analise do sistema de crédito nos últimos oito anos 2004/2011).

1 INTRODUÇÃO




O objetivo do trabalho é apresentar como é o sistema de credito no Brasil, passando o conceito do que é o credito, falando sobre a concessão, como é a politica de credito e o papel do governo quanto ao credito no nosso país.
Hoje em dia, as pessoas, de todos ossegmentos da sociedade, buscam melhorar sua própria qualidade de vida e de sua família. Por isso, ao contrário do que muitos pensam, a concessão de crédito à Pessoa Física tem aumentado no país, muito em virtude de taxas atrativas, mais prazo e condições diferenciadas de quitação do débito perante a instituição financeira, além de não precisar referir para que, pretende utilizar os recursosadquiridos à instituição financeira.
Mas devido esse fácil acesso ao crédito e financiamento será que o consumidor conseguiu administrar e assumir as sua dividas nesses últimos anos?
Foram realizadas buscas dentro do sistema do SERASA como foi o índice de créditos e inadimplentes nesses últimos oito anos.
Usar o dinheiro de forma consciente e deixar de consumir de forma impulsiva,sair de uma situação de endividamento e ir para uma situação mais equilibrada foi exatamente o que o governo do estado tentou fazer reduzindo taxas e deixando fácil acesso ao credito, mas a falta de conhecimento da educação financeira gerou muitos índices de inadimplentes no nosso país.
Consciente da necessidade de fomentar a cultura financeira no país, o governo brasileiro constituiu, emnovembro de 2007, um grupo de trabalho com representantes do Banco Central do Brasil, da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), da Secretaria de Previdência Complementar (SPC) e da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), para desenvolver uma proposição de Estratégia Nacional de Educação Financeira, prevendo a promoção de um inventário nacional de ações e de projetos de Educação Financeira nopaís, além de uma pesquisa que mapeie o grau de conhecimento financeiro da população brasileira.

1.1 Justificativa


A escolha do tema foi para analisar como esta à educação financeira do consumidor no Brasil diante de um sistema de credito fácil ao consumidor onde o governo do estado tem aplicado muitos programas de incentivo para que todos os consumidores de todas as classesconseguissem ter os seus bens materiais.



1.2 Problema




A concessão de credito fácil pode ser positiva ou negativa?



1.3 Objetivos


1.3.1 Objetivo Geral


Verificar se no Brasil o consumidor tem aplicado a Educação financeira na sua vida.



2. Objetivos Específicos




a) Analisar se o consumidor diante do credito fácil conseguiu assumir suas dividasnesses últimos anos.

b) Se o credito fácil ajudou ou prejudicou o consumidor que não tem aplicado na sua vida a educação financeira.

c) Se a falta de conhecimento da educação financeira prejudica o consumidor.

d) Listar o índice de inadimplentes nesses últimos anos.2 REFERENCIAL TEÓRICO


2.1 Definição de Credito


Crédito é quando há necessidade de consumir bens e serviços e não se tem todo o valor para o consumo, e quando as pessoas físicas e jurídicas necessitam de capital para investimento. Quando a empresa, ou a pessoa, busca crédito no mercado e compromete-se a partir daí a uma remuneração devido a esse empréstimo, que podeser calculado pelo período de pagamento, essa remuneração denomina-se juros que é o valor, a parte principal que se é pago.
Um exemplo simples de crédito e empréstimo é financiamento direto ao consumidor com garantia ao Banco. Pode-se alienar um bem (imóvel, veiculo, etc..) como garantia, com isso o banco oferece taxa de juros menores, pois o risco da instituição financeira diminui...
tracking img