A importancia da agua

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1251 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola de Educação Básica Professor João Rocha
Disciplina: Biologia
Professor: Rodrigo

A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA AO NOSSO ORGANISMO


INTRODUÇÃO

A água é essencial a nossa sobrevivência. Nós somos totalmente dependentes dela.
É o mais crítico e importante elemento para a vida humana. Compõe de 60 a 70% do nosso peso corporal. Atua em todas as áreas do nosso corpo.
A água é o combustívelpara o perfeito funcionamento do nosso organismo, e a falta dela pode causar vários problemas de saúde.

A ÁGUA NO NOSSO ORGANISMO

A água é o líquido fundamental para a vida. O corpo humano é constituído de mais de 60% de água, o que faz dela um nutriente indispensável à saúde. Todo o funcionamento do organismo depende da água. Além de distribuir os nutrientes pelos diferentes órgãos docorpo, a água ajuda a regular a temperatura do corpo, eliminar as toxinas através da urina e da transpiração e a estimular o trânsito intestinal. Sendo assim, quando há pouca água no corpo, o organismo sofre prejuízos.
Beber muita água equilibra o organismo, fazendo com que ele fique mais resistente e funcione melhor. Apesar de a quantidade depender da temperatura do dia, da intensidade daatividade que se realiza, do tipo de trabalho, se exposto ao sol ou não, os especialistas aconselham a ingestão de no mínimo dois litros de água por dia.
Os dois litros de água recomendados devem ser ingeridos em quantidades e intervalos regulares. A sede, que é causada pela baixa quantidade de água dentro das células, diminuindo a eliminação de água pelos rins e por meio da saliva, é um sinal doorganismo indicando que o indivíduo deve beber água.
A água exerce um papel importante para a saúde da pele, pois garante a hidratação e favorece a absorção dos nutrientes necessários ao seu equilíbrio. Se a água é perdida, a pele sofre desidratação, tornando-se áspera e favorável ao envelhecimento.
Para as crianças, a água exerce papel importante no crescimento, funcionamento do organismo, melhora asfunções dos rins, bexiga e intestino. Sempre ofereça água às crianças, pois elas são menos suscetíveis a sentir sede durante uma atividade e podem não sentir a necessidade de água requerida pelo organismo. 

DISTRIBUIÇÃO DA ÁGUA NO NOSSO ORGANISMO

A quantidade de água que existe no nosso corpo varia com a idade, sexo, massa muscular e com a percentagem de tecido adiposo. Em pessoas saudáveisas variações da quantidade de água no corpo surgem no crescimento, aumento ou perda de peso, durante a gravidez e lactação. O total de água corporal varia de pessoa para pessoa, sendo esse valor afectado por diversos factores, como:
* Massa muscular: De 70% a 75% do peso corporal nos adultos é constituído por massa muscular, sendo esta constituída por 73% de água.
* Tecido adiposo: Apercentagem de tecido adiposo no nosso organismo vai dos 10% aos 40% ou mais, contendo apenas 30% de água.
* Cérebro: Este será o maior choque para todos, pois o nosso cérebro é constituído por 85% de água e é por este motivo que existem muitas dores de cabeça que deixariam de existir com um pouco mais de água, principalmente nas mulheres. Não existindo água suficiente para o seu funcionamento océrebro recorre ao intestino para repor a quantidade em falta, fantástica a forma de funcionamento do nosso organismo.
* Pulmões: 80% constituídos por água.
* Rins: 80%.
* Sangue: 79%.
* Coração: 77%.

VANTAGENS DA ÁGUA NO NOSSO ORGANISMO

* Desintoxica: depois dos 25 anos o corpo começa a perder água naturalmente, os rins trabalham menos e deixam de filtrar as toxinas quedeveriam, prejudicando também o fígado.

* Acelera o processo de emagrecimento: atletas em dieta de redução de calorias queimam gordura mais rápido ao consumir água durante as atividades.
* Como a água é diurética, ela limpa os órgãos...
tracking img