A importancia contabil para gestao empresarial e publica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3100 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]


SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
NOME DO CURSO

NOME DO(S) AUTOR(ES) EM ORDEM ALFABÉTICA








































































SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.............................................................................................................4
1 AIMPORTÂNCIA CONTÁBIL PARA A GESTÃO EMPRESARIAL E PÚBLICA..5
2 LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL...................................................................9
3 CONCEITO DE AGRONEGÓCIO.............................................................................9
3.1 GESTÃO EMPRESARIAL NO AGRONEGÓCIO................................................10
4 ANALISE DE INVESTIMENTOS NAS EMPRESAS DEAGRONEGÓCIOS.........11
5 PESQUISA CIENTÍFICA GESTÃO PÚBLICA E EMPRESARIAL.........................12
CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................14
REFERÊNCIAS..........................................................................................................15
INTRODUÇÃO



Neste trabalho será apresentada aimportância da Contabilidade para a Gestão Empresarial e Pública. Observamos sempre a importância do conhecimento dos métodos utilizados em contabilidade industrial ajudando assim nas tomadas de decisões referentes à fabricação e faturamentos dos produtos.









A IMPORTÂNCIA CONTÁBIL PARA GESTÃO EMPRESARIAL E pÚBLICA



Define-se Contabilidade Pública como sendo o ramo dacontabilidade que registra, controla e demonstra a execução dos orçamentos, dos atos e fatos da fazenda pública e o patrimônio público e suas variações.
Sendo assim, seu escopo relaciona-se ao controle e a gestão dos recursos públicos. Com o advento da Lei de Responsabilidade Fiscal - LRF (Lei Complementar 101/2000), a contabilidade pública alçou uma maior importância e valorização.A contabilidade societária, relacionada com a atividade privada, rege-se pela Lei das Sociedades Anônimas e pelo Código Civil, que estabelecem regras de procedimentos contábeis. Já a contabilidade pública é regulada pela Lei 4.320/1964, que é a Lei das Finanças Públicas.
Na contabilidade pública o mais relevante é o balanço de resultados, o qual apura as despesas e asreceitas, ou seja, de que forma as mesmas foram arrecadas e como serão aplicadas.
Uma das diferenças entre Contabilidade Societária e Publica é que na área societária tem como visão o patrimônio e o lucro, entretanto na área pública, a visão é a gestão.
A Contabilidade Pública tanto na área Federal, Estadual, Municipal ou no Distrito Federal - tem como base a Lei 4.320,estatui normas de direito financeiro para elaboração e controle dos orçamentos e balanços da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal, de 17 de março de 1964, que instituiu normas gerais de direito financeiro para elaboração e controle dos orçamentos e balanços da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal.
A Lei 4.320/64 está para a ContabilidadeAplicada à Administração Pública assim como a Lei das Sociedades por Ações, Lei 6.404/76, está para a Contabilidade aplicada à atividade empresarial.
A Contabilidade Pública registra a previsão da receita e a fixação da despesa, estabelecidas no Orçamento Público aprovado para o exercício, escritura a execução orçamentária da receita e da despesa, faz a comparação entre a previsão e arealização das receitas e despesas, controla as operações de crédito, a dívida ativa, os valores, os créditos e obrigações, revela as variações patrimoniais e mostra o valor do patrimônio.
A contabilidade pública está interessada também em todos os atos praticados pelo administrador, sejam de natureza orçamentária (previsão da receita, fixação da despesa, empenho, descentralização...
tracking img