a importancea do pmo

1844 palavras 8 páginas
1

PMO - A importância do escritório de projetos nas organizações
Daniel Laper Giorgini
Graduado em Ciências da Computação, pós-graduado em Gestão de Projetos pelo Ietec e consultor de implantação Arte Gestão de Pessoas.

Num ambiente global cada vez mais competitivo e dinâmico, as empresas vêm encontrando a necessidade de se serem cada vez mais ágeis e organizadas. Sendo assim, as empresas vêm buscando a formalização e aprimoramento na condução de seus projetos. Nesse contexto os PMOs –
Project Management Office, ou escritório de projetos, aparecem como uma estrutura de grande importância. O escritório de projetos é a unidade organizacional responsável pela condução integrada dos projetos da organização, assim como responsável por prover produtos e serviços a esses projetos. Além disso, a implantação do escritório de projetos contribui para o alinhamento dos objetivos dos projetos com os objetivos estratégicos da organização, além de contribuir na aproximação da condução dos projetos e a alta direção.
Com o aumento da concorrência e o cenário global se mostrando cada vez mais competitivo, cresce a necessidade das empresas de se tornarem cada vez mais organizadas e ágeis. Sendo assim, empresas se vêem obrigadas a buscar o aprimoramento e profissionalização da condução de seus projetos.
Essa tendência pode ser observada com a crescente demanda das empresas por adquirir conhecimentos a cerca da disciplina de gerência de projetos, assim como a formalização e padronização de seus processos em tal disciplina, resultando no crescimento da necessidade de uma estrutura responsável por tais atividades. Segundo KERZNER (2002), “a estrutura da maioria das empresas é burocrática e lenta e todos os últimos fatos mostram que esses modelos não conseguem dar uma resposta rápida a um ambiente em constante mutação. Portanto, a estrutura tradicional hierárquica deve ser substituída por uma estrutura de projetos, ou outra estrutura temporária de

Relacionados