a importamcia da quimica na engenharia civil

1047 palavras 5 páginas
Resumo
Porque estudar química na engenharia civil?
Na engenharia civil se utiliza vários materiais químicos, alguns exemplos serão citados, como o cimento, concreto e o ferro, o que faz o cimento endurecer o ferro enferrujar e alguns conhecimentos básicos desses materiais na construção civil.
Introdução
Ao se perguntar, porque estudar química na engenharia civil vem as duvidas, mas certamente de imediato temos duas percepções que não tem como passar por despercebido, que é o ferro do concreto, que com o passar do tempo se deteriora começando a enferrujar a chamada oxidação que no caso, é a exposição do mesmo ao oxigênio.
O outro elemento também é a composição do cimento que é fundamental na construção civil, onde utiliza-se para fazer o concreto a argamassa e inúmeros compostos químicos análogos, um fato importante é o processo de endurecimento.
O cimento mais utilizado é o Portland, onde ele é considerado um aglomerante hidráulico resultante da mistura homogênea de clínquer. O aglomerante é porque tem a propriedade de unir outras matérias e hidráulico porque reage (hidrata) ao se misturar com a água depois de endurecido ganha característica como se fosse rocha artificial a composição de materiais são: calcário, argila, minério de ferro e gesso.
O calcário é a matéria-prima básica, contribui de 85 a 95% na fabricação do clínquer, é constituído basicamente de carbonato de cálcio (CaCO3) e, dependendo de sua origem geológica, pode conter várias impurezas como magnésio, silício, alumínio e ferro. A rocha calcária é extraída de jazidas com auxílio de explosivos. Para melhorar a qualidade do clínquer, o calcário recebe algumas correções complementares de:
FILITO (argila): este material colabora com o
ALUMÍNIO Al2O3;
QUARTZITO (material arenoso): este colabora com SiO2;
MINÉRIO DE FERRO: este colabora com Fe2O3.
Este conjunto de materiais é enviado para moagem no moinho
Vertical de rolos, em proporções pré determinadas, onde se
Processa o início da

Relacionados

  • 120066870345
    427832 palavras | 1712 páginas