A importacia dos movimentos sociais na construção da cidadania.

Páginas: 8 (1769 palavras) Publicado: 27 de novembro de 2013
Pesquisas realizadas para desenvolver o PAPER.
Tradicionalmente, os movimentos sociais se alinharam no que se pode chamar de dois paradigmas: o paradigma norte-americano e o paradigma europeu. Apesar destas diferentes teorias, o paradigma norte-americano procurou centrar suas explicações nas estruturas das organizações dos sistemas sociopolítico e econômico, tendo como categoria de análise ossistemas, organizações e a ação coletiva.

Aqui as categorias de análise se centram nas discussões sobre cultura, identidade coletiva, interação política, redes sociais e conceitos afins. A utilização de critério geográfico-espacial na subdivisão dos paradigmas serve mais como um recurso de localização das diferentes correntes dos movimentos sociais, a fim de situá-los diferencialmente, pois, deacordo com a afirmação de Gohn, “não há um conceito sobre movimentos sociais, mas vários, conforme o paradigma utilizado.” (GOHN, 1997:13).

Apesar do surgimento destas categorias de análise, a criação de um paradigma latino-americano encontrou, e ainda encontra dificuldades, devido ao fato de não conseguirem adequar os paradigmas existentes à nossa realidade social.

No Brasil, muitasconquistas sociais da nova Constituição foram obtidas graças à pressão e apoio dos movimentos sociais. Seja na prestação de serviços ou consultorias, seja no controle do uso dos recursos públicos e políticas, os movimentos sociais vêm reforçando sua relação com o poder político, passando a atuar para a descentralização do poder e para uma crescente participação da sociedade civil. Marshallcoloca-se como desafio refletir sobre as condições de igualdade civil e política em contextos marcados por desigualdade sócio-econômica estrutural – caso das sociedades capitalistas modernas.

Vale dizer, Marshall lida com o conceito de cidadania a partir de três dimensões: civil, política e social. Os direitos civis dizem respeito à liberdade individual, os direitos políticos dizem respeito àparticipação no exercício do poder político e os direitos sociais se referem à segurança e ao bem-estar econômico. Algo diferente deu-se com o processo de construção da cidadania no Brasil. De acordo com o historiador José Murilo de Carvalho (2002), a nstitucionalização de cada uma daquelas três dimensões a que se referiu Marshall (direitos civis, políticos e sociais) ocorreu de maneira diversa àquelaexperimentada pela Inglaterra.

Enquanto no caso inglês pôde-se observar um conjunto de lutas populares, envolvendo setores cada vez mais amplos, em direção a conquistas que se materializaram na institucionalização de
direitos, o caso brasileiro parece ter-se dado “de cima para baixo”, ou seja, a partir de interesses particulares “encastelados” no aparelho do Estado. Para se ter um melhorconhecimento do processo de surgimento da cidadania no Brasil. A primeira corrente política teria predominado no período colonial, e se caracterizou pelo processo escravista moderno, em que as relações senhor -
escravo eram servis. Com o fim da escravidão e a instauração da República, sucede ao processo escravista uma corrente política capitalista nas suas mais variadas fases, culminando na faseneoliberal, presente na atualidade por quase todo o planeta.

Murilo de Carvalho (2002) também chama a atenção para o fato de, no período populista, o inicio da construção da cidadania se faz de “cima para baixo”, ou seja, o governo, comandado pela elite burguesa, doa os direitos de cidadania à população de acordo com seus interesses. Aqui o povo não participa diretamente da democracia, mas seinsere nela ao apoiar os líderes fortes e populistas, a exemplo do governo Vargas. Segundo Carvalho,
[...] o populismo, no Brasil (...) implicava uma relação ambígua entre os cidadãos e o governo. Havia um avanço na cidadania, na medida em que trazia as massas para a política. Mas, em contrapartida, colocava os cidadãos em posição de dependência perante os líderes, aos quais votavam lealdade...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Direitos e cidadanias e movimentos sociais
  • Movimentos Sociais e cidadania
  • Direito, cidadanias e movimentos sociais
  • Cidadania e movimentos sociais
  • Direitos cidadania e movimentos sociais
  • direitos cidadania e movimento social
  • : Direitos, Cidadania e Movimentos Sociais
  • Movimentos Sociais e luta pela cidadania

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!