a importacia de materiais no 1° ciclo (MAB)

7051 palavras 29 páginas
Índice

Introdução
No âmbito da unidade curricular didática do 1º ciclo do ensino básico, foi-me sugerido um trabalho individual, o qual a temática foi por mim escolhida: a importância da utilização do MAB como material manipulável no 1º ciclo,
Este trabalho está compreendido em três partes, numa primeira parte com a revisão de literatura, segunda parte com alguns exercícios e jogos que se podem fazer com o MAB e terceira parte com uma a reflexão pessoal.
Ao longo da revisão da literatura serão aprofundados e abordados vários títulos, no qual o primeiro título faz uma abordagem às visões da Matemática, explicitando algumas crenças e perceções de professores quanto à Matemática. No segundo título será explorado o conceito de materiais curriculares, manipuláveis ou didáticos, visando as perspetivas e publicações de alguns autores. Quanto ao terceiro título será feita uma breve explicação e apresentação dos materiais manipuláveis mais utilizados pelos professores na prática das suas aulas. Relativamente ao quarto título é reconhecido a contribuição dos jogos para o ensino da matemática. No quinto título dá-se ênfase ao programa do 1º ciclo e ao currículo nacional de ensino básico, de forma a ser-nos percetível com que frequência os professores exploram estes documentos a nível da utilização dos materiais manipuláveis, com que frequência recorrem a estes para a prática das suas aulas. Por fim, o sexto título refere o MAB quanto a sua utilização e quanto à sua constituição. Quanto à segunda parte esta tem alguns exercícios e jogos que se podem realizar com o MAB, para as várias componentes letivas.
Na terceira e última parte, farei uma breve reflexão acerca do tema, a qual consta o meu ponto de vista acerca como é fundamental o recurso dos materiais manipuláveis para as nossas aulas.
Revisão da Literatura
As Visões da Matemática
A forma como os professores encaram a Matemática pode influenciar as suas práticas de ensino. Tudo o que os

Relacionados