A importa dos processos seletivos para empresas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1379 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
dfuhngbhfgn Claudio Antunes, 41, foi demitido no ano passado por, nas palavras dele, "criar um clima organizacional não favorável". Ele diz que não conseguia lidar com a pressão de seus chefes e acabava descontando nos profissionais que liderava. "Ultrapassava o limite e colocava a equipe contra mim", conta.

O caso de Antunes, que trabalha com manutenção de hardware, é um exemplo real de umaespécie de mantra dos recrutadores: os profissionais são "contratados pelo perfil técnico e demitidos pelo comportamento".

Por isso, a análise da personalidade dos candidatos, em quesitos como adaptação a novos ambientes, capacidade de trabalhar em equipe, flexibilidade e resiliência ganharam importância nos processos de seleção.

Essas características, em alguns casos, podem pesar mais do queo currículo técnico.

"Sinceramente, [elas] são mais importantes", diz Alexandre Ullmann, gerente de recursos humanos da Microsoft. "Hoje, as empresas estão olhando não só o que o funcionário entrega, mas como faz isso. Se a pessoa pressiona a equipe de modo não saudável, não é colaborativa e não pensa no resultado comum, não é suficiente."

Quando concorreu a uma vaga para chefiar uma equipede programadores na Oxibiz, uma rede social voltada para vendas, Carlos José Souza, 49, não passou por provas para ser testado em suas habilidades técnicas. "Eu até estranhei não fazerem um teste -não sentar em frente a um computador. Foi mais um bate-papo para traçar meu perfil", conta.

Ele diz ter conseguido o emprego por ser "calmo" e saber como tratar de modo diferente cada membro daequipe, de acordo com os pontos fracos e fortes de cada um.

A melhora da educação no Brasil também aumenta a importância da análise comportamental dos candidatos na hora de contratar alguém, afirma Marcela Esteves, gerente da consultoria de recrutamento Robert Half.

"Até na hora de escolher um trainee isso é avaliado. Você pode ter duas pessoas que estudaram nas mesmas escolas e passaram porempresas parecidas, então tem de desempatar com base no perfil comportamental."

LUGAR CERTO

A exigência de características varia de acordo com a vaga (se o trabalho exige capacidade de comunicação, por exemplo) e com a empresa, cuja cultura pode pedir traços mais formais ou informais de comportamento.

"Muita gente pensa que o bom perfil é o do 'showman', mas nem sempre é assim. Umprofissional muito expansivo pode não ser bem visto para a área contábil, que exige alguém mais analítico", opina Thiago Medeiros, gerente da consultoria Manpower.

Mas ele diz que há um certo grupo de características que é indicado para a grande maioria dos profissionais.

"A pessoa que tem jogo de cintura e é hábil na comunicação, que consegue conversar com o presidente e o operário, que despertasimpatia em todos os meios da empresa e trata as relações de trabalho com otimismo, acaba se destacando."

E, de acordo com os recrutadores, algumas habilidades que se tornaram até clichês em currículos, como "capacidade de trabalhar em equipe", passam por um processo de refinamento.

"Hoje, mais do que saber trabalhar em grupo, a pessoa precisa ter capacidade de lidar com pessoas de culturas muitodiferentes, porque o Brasil está recebendo muito investimento estrangeiro", diz Raphael Falcão, gerente da consultoria de recursos humanos Hays.

Fabricio Costa, 42, foi contratado como gerente de compras de uma multinacional do ramo siderúrgico justamente por essa capacidade. A função exigia um profissional que soubesse administrar a pressão de lidar com acionistas alemães e brasileiros ecomprar equipamentos e materiais de fornecedores de diferentes países.

"Você precisa comprar um equipamento gigantesco, com prazo apertado, aprovar essa aquisição com dois conselhos administrativos e fazer cotações com fornecedores de várias nacionalidades", destaca Costa. Ele conta que aprendeu a trabalhar em ambientes assim ao atuar em outras multinacionais no Brasil e na Alemanha.

INFÂNCIA...
tracking img