A Import Ncia Dos Sistemas De Informa O E Dos Inqu Ritos De Base Populacional Para Avalia Es De Sa De

460 palavras 2 páginas
A importância dos sistemas de informação e dos inquéritos de base populacional para avaliações de saúde

A análise e a monitoração das condições de saúde da população são instrumentos fundamentais para uma formulação balizada das políticas de saúde e para uma visualização global do sucesso dos projetos em curso.
O avanço da cobertura e da qualidade dos bancos nacionais de dados de saúde no Brasil é uma das conquistas significativas na construção do Sistema Único de Saúde, SUS. A disponibilidade, ampla e oportuna, dos dados desses bancos possibilita aos gestores dos diferentes níveis do sistema o uso de instrumentos qualificados de diagnóstico e de avaliação.
Na dinâmica da construção dos indicadores, as necessidades oriundas da gestão produzem novos índices; por sua vez, a emergência e a valorização de novos indicadores podem compelir os serviços de saúde na busca de modelos alternativos de atenção.
Considerando-se qualquer dimensão do perfil de saúde, a questão da eqüidade se apresenta, revelando a dinâmica e a especificidade de sua forma de expressão. Procura-se, então, viabilizar, nas diferentes fontes de informação, possibilidades de análise da dimensão da desigualdade social na Saúde.
Os artigos integrantes do presente número da revista Epidemiologia e Serviços de Saúde, O tema comum abordado em todos os artigos, a saúde do idoso, tem sua relevância amplamente reconhecida como das mais importantes da atualidade.
Os dois primeiros artigos apresentam análises de dados obtidos em inquérito de saúde de base populacional realizado em 2003, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). A pesquisa de saúde foi desenvolvida mediante a aplicação de um questionário suplementar, oportunamente aplicado em conjunto com a Pesquisa de Emprego e Desemprego da Região Metropolitana de Belo Horizonte (PED/RMBH), periodicamente realizada pela Fundação João Pinheiro do Governo do Estado de Minas Gerais.
O terceiro artigo3 avalia a tendência da mortalidade dos idosos

Relacionados