A import ncia do planejamento para o sucesso empresarial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1407 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
 A importância do planejamento para o sucesso empresarial.

Muitas empresas fecham as portas no primeiro ano de vida. Os empresários se justificam dizendo que a carga tributária é alta, ou a economia está ruim. Mais o principal motivo é a falta de planejamento. As empresas até planejam antes de abrir as portas, mais depois não o fazem mais. Ao contrário das pequenas, as grandes empresasdefinem metas e objetivos. Traçam planos estratégicos de longo prazo, e distribuem obrigações para todos os departamentos da empresa, com níveis de responsabilidades diferentes. Além disso, fazem uma análise dos ambientes internos e externos para uma melhor aplicação do planejamento e fazem uma análise dos seus objetivos estratégicos. O tempo de aplicação do planejamneto pode variar de empresa paraempresa, em uma pode se ter o objetivo alcançado em cinco anos, em outras pode levar décadas. Mas como um amplo conhecimento do gestor sobre sua equipe e seus objetivos, ambas podem alcançar o sucesso. Isso não quer dizer que apenas a falta do planejamento, seja responsável pela não sobrevivência, mas com certeza é fator determinante para sua mortalidade. Em geral, o encerramento das empresas écausado por um conjunto de problemas ou falhas. Algumas identificadas são a ausência de comportamento empreendedor, ausencia de um planejamento prévio adequado, deficiências no processo de gestão empresarial, insuficiência de políticas públicas de apoio aos pequenos negócios, dificuldades decorrente da conjunta econômica e impacto d eproblemas pessoais sobre o negócio.

.Planejamento:

“Oplanejamento visa prever e minimizar os inibidores dos resultados e maximilizar os facilitadores no processo de tomada de decisão, pois permitem que o gestor tome decisões mais assertivas.”
O planejamento resulta não em um milagre, mas como são estruturadas as ações, para que sejam dirigidas para o resultado pretendido. Isso traz mudanças ocorridas na gestão das organizações, devido ás constantes alteraçõesdo ambiente e ao aumento da competitividade, sendo necesário conhecer seu envolvimento com os processos da empresa de uma maneira estratégica, desde seus conceitos até a sua relevãncia junto ás necessidades da organização.
Para Chiavenato (2004), o planejamento consiste na tomada antecipada de decisões sobre o que fazer, antes de a ação ser necessária Sob o aspecto formal, planejar consiste emsimular o futuro desejado e estabelecer previamente os cursos de ação necessários e os meios adequados para atingir os objetivos.
Nun sentido mais restrito é um processo que envolve avaliação e tomada de decisões em cenários prováveis visando definir um plano para atingir uma situação futura desejada, com base nas informações sobre as variáveis ambientais, crenças e valores, missão, modelo degestão, estrutura organizacional preestabelecidas e a conciência da responsabilidade social, que configuram a situação atual.

.A finalidade do Planejamento:

Dentro das organizações o processo de planejamento é tão importante quanto o processo produtivo, pois é ele quem encoraja os seus membros a pensar sobre o que aconteceu, sobre o que está acontecendo e o que acontecerá.

.Planejamento Estratégico:O conceito de estratégia nasceu da guerra, em que a realização de objetivos significa superar um concorrente, que fica impedido de realizar os seus. Cada um dos dois lados quer derrotar o outro. Vem daí a definição de Aristóteles, de que finalidade da estratégia é a vitória. Fora do contexto militar, a palavra estratégia é de uso corrente e indica uma forma de enfrentar um problema ou uma forma derealizar objetivos . O planejamento Estratégico é efetuado pelos dirigentes de mais alto nível da empresa - diretores e assessores, pois quase sempre, são os possuem a visão sistêmica ou global da empresa e tem melhores condições para ficarem atentos ao que ocorre no ambiente externo. Sendo assim inicia-se no topo da hierarquia.
Segundo Maximiano (2009, p.15) “a estratégia empresarial é o...
tracking img