A IMPORT NCIA DE S CRATES PLAT O E ARISTOTELES PARA O DIREITO

795 palavras 4 páginas
A IMPORTÂNCIA DE SÓCRATES PLATÃO ARISTOTELES E THOMAS HOBBES PARA O DIREITO

A IMPORTANCIA DE SÓCRATES PARA O DIREITO

Pouco se sabe a respeito das particularidades de Sócrates. Os dados que se possuem, pouquíssimos deles de cunho ontologicamente histórico, derivam-se de relatos de Platão, XENOFONTE e ARISTOFANES. Os dois primeiros de forma óbvia, exaltam a pessoa e o pensamento socrático. Quanto a Aristófanes, este posiciona-se de forma oposta a Platão, demonstrando em sua comédia intitulada “as nuvens’’, que Sócrates nada mais foi que um sofista, cujo comportamento era nefasto para a sociedade grega.
Como pretendemos demonstrar o pensamento socrático de forma positiva, objetivando-o como um dos possíveis remédios ‘’ETICOS’’ para nossos dias, escolheremos o posicionamento de Platão (em especial, por ser um dos mais salutares discípulos de Sócrates) e XENOFONTE.
Sócrates nasceu em Atenas, de forma concomitante a realização da 77º olimpíada, entre os anos de 470 E 460 A.C. filho de pai escultor e mãe parteira, este singular ateniense era extremamente pobre, obtendo uma educação regular, comum a todos os atenienses da época. Casou-se com XANTIPA , com quem teve três filhos.
Em princípio, Sócrates poderia ser. Tomado como um simples, ateniense : homem simples, dedicado a seus afazeres e seus deveres ( como, por exemplo, ter cumprido de forma veemente seu serviço militar ). Esses e outro motivos, em diversas obras PLATONICAS (tais quais “republica”, “MENON” e “FEDON” )
SOCRATES será reconhecido e tido de forma concreta como um homem corajoso, paciente,modesto e dotado de um peculiar auto controle. ENTRETANTO, um evento atípico deu uma nova roupagem a tal PERCEPC -ÃO
POR mais rude que sua aparência demonstrava ser, SOCRATES, desde sempre, também era reconhecido por sua sabedoria e calma. POR vezes,nosso nobre ATENIENSE afirmava estar sempre em contato com seu DAIMONION, fato típico desde sua enfancia, uma voz que o afastava do mal e o guiava em momentos

Relacionados