A IMPORT NCIA DAS VIRTUDES TICAS NO ATO DA PROFISS O CONT BIL

1350 palavras 6 páginas
A IMPORTÂNCIA DAS VIRTUDES ÉTICAS NO ATO DA PROFISSÃO CONTÁBIL: UM ESTUDO SOBRE A VISÃO DOS CONTADORES DA CIDADE DE ALEXANDRIA

1 INTRODUÇÃO
Com o processo de globalização, o crescimento econômico e as transações de capital, o profissional contábil ganhou cada vez mais importância no mercado, importância esta que trouxe um maior grau de responsabilidade no exercício de sua atividade, por ter se tornado, também, um gestor de informação.

Atualmente, se exige do contabilista a obediência a padrões de conduta ética estabelecidos pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e Conselhos Regionais de Contabilidade (CRC´s), o que é fundamental para o exercício correto da profissão. A ética deve, então, ser encarada como ferramenta fundamental no exercício da profissão contábil, para que, o agir humano possa ter fundamento na busca do bem comum e da realização individual para se viver bem em sociedade.

Diante desse contexto, este trabalho objetiva analisar a visão dos contadores da cidade de Alexandria - RN, quanto à importância das virtudes éticas no ato da profissão contábil, buscando contribuir com os usuários e profissionais da Contabilidade no sentido de melhor estabelecer os principais princípios relacionados à ciência ética.

O presente trabalho procura responder ao seguinte problema: qual a visão dos contadores, da cidade de Alexandria - RN, com relação à importância das virtudes éticas quando da realização do seu trabalho? Bem como, confirmar a hipótese de que: mesmo não conhecendo as virtudes éticas profissionais, os contadores da cidade de Alexandria dão importância, a estas, no ato da profissão, por acreditarem que elas contribuem para a formação da consciência profissional do contador, para que, estes, possam ter um desempenho eficaz na realização de qualquer tarefa.

A importância do referido trabalho reside na necessidade de esclarecer, aos profissionais da Contabilidade, a ideia de que existem virtudes, cujo impacto nas práticas profissionais contábeis,

Relacionados