A Import Ncia Da Governan A Corporativa Nas Empresas Modernas

662 palavras 3 páginas
Práticas de Governança Corporativa nas Empresas Modernas SANTOS, Angelo Drumond dos ORIENTADOR: CAMELO, Willian Lopes

Revisão Bibliográfica
Com o grande crescimento das empresas levou-se à separação da sociedade, de forma que o comando da organização passou para terceiros, ou seja, para os administradores, e os proprietários, nomeados de “acionistas”, passaram a modificar sua função, preocupando-se com a fiscalização por meio dos conselhos de administração, conselhos fiscais e auditorias independentes (Bianchi, 2005, p.57) Apud Ibgc (2006).
Esse novo contexto de gerência provocou conflitos, em que, de um lado, estão os proprietários com seus anseios e, de outro, os administradores com suas técnicas e teorias. Assim, com o intuito de minimizar esses conflitos e, também, reduzir a assimetria informacional surge a governança corporativa. A governança corporativa busca assegurar ao proprietário ou aos acionistas que seu empreendimento seja administrado de acordo com suas expectativas, principalmente quando não participam diretamente de sua administração, pois possui mecanismos que asseguram a transparência.
O tema governança corporativa ganhou notoriedade mundial com os grandes escândalos financeiros, envolvendo diversas corporações nos Estados Unidos (EUA), que causaram sérios prejuízos ao mercado e despertaram a atenção da sociedade em geral para a relevância desse assunto. A governança corporativa está relacionada à gestão de uma organização, sua relação com os acionistas (shareholders) e demais partes interessadas (stakeholders): clientes, funcionários, fornecedores, comunidade, entre outros. O movimento pela governança corporativa ganhou força em meados da década iniciada em 1980 nos EUA. Os grandes investidores institucionais passaram a se

Relacionados

  • tcc balanco social nas empresas como ferramenta de gestao
    16180 palavras | 65 páginas
  • Manual Fipecafi 2010
    528965 palavras | 2116 páginas
  • manual de contabilidade societária
    528945 palavras | 2116 páginas