A IMPORT NCIA DA FAM LIA NA RECUPERA O DO USU RIO DE LCOOL E OUTRAS DROGAS

2893 palavras 12 páginas
A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NA RECUPERAÇÃO DO USUÁRIO DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS: NA VISÃO DO USUÁRIO

A importância atribuída pelos usuários em tratamento no CAPSad ao acompanhamento da família junto ao seu tratamento e recuperação. De acordo com os resultados de dados obtidos, 100% dos usuários acham importante o tratamento no CAPSad, que é o lugar onde os mesmos relatam estar longe das drogas e bebidas e tratam da recuperação.

Pois os usuários necessitam estar de acordo com o atendimento no CAPSad para que se possa iniciar seu projeto terapêutico individual. A Saúde Coletiva também pode ajudar o mesmo sendo encaminhado por alguma unidade de saúde, torna-se necessário a sua aceitação quanto ao tratamento.

Essa é uma das importantes mudanças da reforma psiquiátrica. Quanto ao que se refere ao cumprimento do projeto terapêutico, a pesquisa revela que 100% dos usuários relatam conseguir cumprir com o mesmo. Embora alguns tenham relatado recaídas durante o tratamento.

No entanto, as respostas vão ficando mais complexas quando aprofunda as questões. Quanto à melhora no quadro clínico, devido à ajuda familiar, 81% refere que sim e apenas 19% relata que a família não faz diferença no seu tratamento. Como afirmam os estudiosos da família, as instituições é um lugar de privilegio da socialização primária cuja proposição principal é o asseguramento de comportamentos normalizados pelo afeto e pela cultura.

É importante observar, que apesar dos 19%, terem afirmado que a família não faz diferença no seu tratamento, o total de usuários, admite a importância da família em sua recuperação.

A importância da família não está simplesmente no acompanhamento ao tratamento, mas perpassa outras questões que vão desde apoio financeiro, até o diálogo e o afeto. É o que perceberemos nas falas que seguem sobre a relação dos usuários com suas famílias: A relação é boa, o diálogo com a família, principalmente com os irmãos durante o dia, só final de semana que fala mais com a família

Relacionados