A IMPORT NCIA DA EDUCA O AMBIENTAL NA ESCOLA PARA A FORMA O DO CIDAD O

2549 palavras 11 páginas
A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA PARA A FORMAÇÃO DO CIDADÃO

Fabiula Florentino Vigo1

RESUMO: O objetivo deste artigo é destacar a necessidade e a importância do debate da Educação Ambiental no contexto escolar. O foco do presente trabalho é ressaltar a melhoria na qualidade de vida das pessoas e por conseqüência da sociedade, por meio da reflexão que a Educação Ambiental propicia dentro das salas de aula. E isso, só irá acontecer com a prática da educação ambiental, de modo que cada indivíduo perceba sua responsabilidade, ou seja, se conscientize, evitando a degradação do meio ambiente. A prática da educação ambiental deve ser introduzida o quanto antes na vida do homem, para que o mesmo entenda desde cedo que o zelo e a preservação do meio ambiente no presente irão influenciar de forma direta no futuro e tal equilíbrio entre homem e natureza depende do uso racional dos recursos naturais. O ambiente onde o ser humano habita deve estar em equilíbrio com o lugar onde se vive. E assim, o educador, deve ensinar ao discente, da forma mais direta e simples possível, os elementos necessários ao aprendizado relacionado às questões de preservação ambientais.

PALAVRAS-CHAVE: educação ambiental, escola, senso crítico, conscientização e cidadania.

1 INTRODUÇÃO

É evidente a importância de sensibilizar as pessoas para a conscientização no atual mundo em que vivemos. Entendemos a educação ambiental como um processo pelo qual indivíduo e a sociedade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente e à qualidade de vida das pessoas e também sua sustentabilidade.
Com o mundo cada vez mais globalizado, a sociedade tão violenta e o grande desenvolvimento das cidades, o número de crianças que tem contato com o “verde” vem diminuindo a cada dia. E dessa forma, observa-se o aumento do consumismo pelo ser humano, desde as idades iniciais.
Partindo dessa perspectiva, podemos constatar que o ser

Relacionados