A IMPORT NCIA DA AFETIVIDADE NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS

3899 palavras 16 páginas
A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS

Lindalva Maria de Melo1
Priscilla do Carmo2

RESUMO

Este trabalho pretende abordar a importância da afetividade, como fator imprescindível no processo de ensino aprendizagem. Através do afeto, o aluno adquire todas as condições necessárias para se sentir seguro e protegido. A afetividade pode contribuir o sucesso de uma criança na escola e em sua vida futura. Os resultados da pesquisa mostram que a afetividade, além de medir o aprendizado torna possível melhorar as relações interpessoais, fortalecendo os laços de amizade, assim, para que tenha um desenvolvimento saudável e adequado dentro do ambiente escolar, é necessário estabelecer relações positivas, para se atingir os objetivos educativos, onde percebemos que a afetividade está presente em todos os momentos e circunstancias de nossas ações, assim como o ato motor e a cognição.

Palavra Chave: Afetividade. Professor. Aluno. Aprendizagem

Introdução

Esta pesquisa trata da importância da afetividade que constitui um fator imprescindível no ensino, além de ser considerado um facilitador do processo de aprendizagem, em que o aluno possa ser alvo da empatia do professor, que ao apoderar-se desse recurso tenha estimulo a desenvolver uma prática pedagógica direcionada ao aluno, nos quais precisa haver vínculos entre professor e aluno para desenvolver plenamente um afeto onde possa intervir de modo positivo.
Ao perceber a importância dessa relação positiva entre professor e aluno a criança possa desenvolver um fortalecimento afetivo transformador para que transmita conhecimento de formas significativas, criando assim, um ambiente de aprendizado tranquilo, daí então percebeu que a afetividade se faz presente no cotidiano da sala de aula, o que facilitará o processo de aprendizagem.

E com isso visamos a alerta sobre a necessidade de dar espaço para um desenvolvimento da afetividade por meio do trabalho com limites do cotidiano e do respeito. Nesse

Relacionados

  • ANTISERI Dario REALE Giovanni
    148585 palavras | 595 páginas
  • PORTUGUES NO DIREITO Ronaldo Caldeira Xavier
    93189 palavras | 373 páginas