A importância e aplicação da topografia na mineração

Topografia
A esta se dá o nome de Planta ou Desenho Topográfico. 5. IMPORTÂNCIA E APLICAÇÃO A topografia é uma atividade básica para qualquer serviço de engenharia...Parte superior do formulárioParte inferior do formulário

IMPORTANCIA, OBJETIVOS, ATUAÇÕES E DIVISÕES DA TOPOGRAFIA
INTRODUÇÃO
Existe a necessidade de representar, graficamente e em proporções reduzidas, uma porção dasuperfície da terra, com o intuito de realizar obras de pequenas, médias ou grandes proporções, com todos os acidentes ali existentes que lhe pareçam importantes: acidentes naturais (montanhas, vales,rios, lagos, serras, etc.) e acidentes artificiais (casas, estradas, divisas, povoados, pontes, etc.)
Se esta porção de superfície a representar for de tal extensão de que não necessite considerar aforma da terra, tal constitui o objetivo da topografia, a própria origem (grega) do nome significa “descrição de um lugar”.
Isto é o que veremos a seguir.
TOPOGRAFIA
O significado etimológico dapalavra "TOPOGRAFIA", quer dizer:
TOPOS= LugarGRAFIA = descrição, ou seja, "descrição de lugar".
A TOPOGRAFIA é a ciência que estuda a representação detalhada de uma parte da superfície terrestre emum plano, sem levar em consideração a curvatura da terra causada pela sua esfericidade. Significa a descrição exata e detalhada de um lugar, determinando as dimensões, elementos existentes, variaçõesaltimétricas, acidentes geográficos, etc.

A Topografia fornece dados, obtidos através de cálculos, métodos e instrumentos que permitem o conhecimento do terreno, dando base para execução deprojetos e obras realizadas por engenheiros ou arquitetos. Sendo fundamental tanto na etapa de projeto quanto na execução da obra. Não se pode confundir topografia com geodésia, pois enquanto a Topografiatem por finalidade mapear uma pequena porção da superfície da terra, de 25 a 30 quilômetros de raio, a Geodésia tem por finalidade mapear grandes porções.
Da topografia, dependem diversas outras...