A importância dos rios nilo, tigre e eufrates

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2037 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Colégio Pentágono

A importância do Rio Nilo, Tigre e Eufrates

Nome: Flávia Ester Souza Rodrigues
Número: dois
Classe: 1º ano
Professor: Odair dos Santos
Disciplina: História

Cunha – SP

Dedicado àquele que me acompanha há 5 anos,me orientando, me reconhecendo e enriquecendo com o que faz de melhor, ensinar. Ao grandíssimo professor
Odair dos Santos.
Índice

Introdução____________________________________________________________ Página 4

O Rio Nilo ____________________________________________________________ Página 5

Cheias do Rio Nilo ______________________________________________________ Página 6

O Rio Nilo e a sua importância para o Egito __________________________________ Página 7

Rios Tigre e Eufrates ____________________________________________________Página 8

Rios Tigre e Eufrates e a sua importância para a mesopotâmia ____________________ Página 9

Conclusão _____________________________________________________________ Página 10

Referencial ____________________________________________________________ Página 11

Introdução
A Mesopotâmia é o berço da nossa civilização, surgiu entre os Rios Tigre e Eufrates, atual Iraque.Habitaram suas terras os seguintes povos: Sumérios, Acádios, Babilônicos, Amoritas ou Neo Babilônicos e Caudeus. Os rios que a envolvia, foram bases para sobrevivência e comércio daquela sociedade.
A civilização egípcia antiga desenvolveu-se no nordeste africano (margens do rio Nilo) entre 3200 a.C (unificação do norte e sul) a 32 a.c (domínio romano). Como a região é formada por um deserto(Saara), o rio Nilo ganhou uma extrema importância para os egípcios. O rio era utilizado como via de transporte (através de barcos) de mercadorias e pessoas. As águas do rio Nilo também eram utilizadas para beber, pescar e fertilizar as margens, nas épocas de cheias, favorecendo a agricultura. 
Neste trabalho do primeiro bimestre de História, irei trabalhar e analisar melhor a importância dessaságuas para esses povos.

O Rio Nilo
O Nilo é um dos rios mais importantes do mundo. É rico em história, pois foi em suas margens que se iniciou e se desenvolveu a civilização egípcia. Muitas vezes, nós o relacionamos somente ao Egito. Se observarmos um mapa com as divisões atuais da África, veremos que ele abarca vários países africanos. O Nilo nasce no Lago Vitória e, solitário (porquase não ter afluentes), vai percorrendo diversos países como Uganda, Etiópia, Sudão e, é claro, o Egito, até desaguar através de seu delta no Mar Mediterrâneo. 

Muitas vezes, foi observando a natureza que os homens de diferentes sociedades elaboraram seus calendários. Isso ocorreu no Egito. Foi verificando o comportamento do Rio Nilo que a civilização egípcia dividiu seu ano em trêsestações. A primeira era “akhit”, época das inundações. Nela os egípcios notaram que o Nilo estava fora de seu leito. A segunda, “perit”, era uma estação fresca, período em que as águas retrocediam e os camponeses, rapidamente, aproveitavam que a terra estava úmida para semear e lavrá-la. A última era “chemu”, a estação das colheitas, da debulha dos cereais e de dias quentes. Os egípcios dividiram seucalendário nessas três estações, com quatro meses cada um e somando um total de 360 dias. O mês de “chemu” ganhou mais cinco dias, completando 365. Para calcular seu calendário, os egípcios, além de observar o Nilo, olhavam os céus. Era de noite, quando surgia a estrela Sírius (chamada por eles de Sopdit), que eles comemoravam o Ano Novo.
As crenças egípcias também estavam ligadas às forças danatureza. Quando a estrela Sírius aparecia, eles a relacionavam com a deusa Ísis. Eram as suas lágrimas que faziam com que o Rio Nilo inundasse e todo o ciclo das estações recomeçasse. 

Cheias do Rio Nilo

O Rio Nilo e a sua importância para o Egito
Os homens sempre dependeram dos rios. As grandes civilizações nasceram e floresceram ao longo de suas margens, como no Egito e na...
tracking img