A importância dos recursos humanos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1713 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O tema apresentado neste trabalho de pesquisa procura solucionar os problemas que afligiam gestores e homens de empresa, e convicção de que oferecemos aos estudiosos de recursos humanos uma oportunidade de estabelecerem um contato mais direto com a prática administrativa. A formação profissional e atualmente a resposta mais completa para as necessidades da empresa moderna nagestão de seus recursos humanos de um lado, estimula e instrumentaliza as pessoas para pensar suas carreiras e seu desenvolvimento profissional e pessoal.

De outro, oferece à empresa os conceitos e as ferramentas necessárias para pensar na gestão de recursos humanos de forma estratégica e para integrar o conjunto das políticas e praticas de administração de pessoas apesar de sua relevânciamoderna, não encontramos em língua portuguesa vasto acervo sobre o desenvolvimento profissional na gestão de recursos humanos este trabalho tem o objetivo de cobrir esta lacuna e é endereçado a profissionais com a gestão de pessoas, a estudante interessado no tema e a pessoas interessada sem pensar suas carreiras.

Propõe-se ainda, a lançar luzes sobre o tema, incentivando, desse modo, o iniciode uma discussão mais estruturada e profunda. Com estes objetivos em mente, a pesquisa procura possibilitar:

- a organização do conhecimento sobre a formação profissional, analisando-se o estado da prática;

- o estabelecimento de marcas conceituais e teóricas que orientem a discussão sobre o tema;

- uma visão critica acerca de Recursos Humanos.

Embora estes objetivos não fossem tãovalorizados para o acesso às posições dominantes eles eram utilizados para a resolução de problemas complexos dentro da empresa.

Este trabalho não tem intenção de esgotar o estudo sobre a formação profissional, pois se trata de algo em processo de transformação intensa, como todos os referenciais que sustentam às políticas e praticas de gestão de Recursos Humanos.

Finalmente, trata aformação profissional como elemento de conciliação dinâmica das expectativas entre a pessoa e a empresa incluindo a evoluçao . Além de versar sobre os novos paradigmas envolvidos na gestão de Recursos humanos.







HISTÓRICO

A partir da década de 30 verificou-se uma reflexão sobre as mudanças ocorridas no Recurso humano das empresas e as perspectivas nessa segunda década doséculo XXI trazida em pauta como assunto envolvido no tema do trabalho. Mostrar o quanto essa área já mudou de perfil e o que ainda pode mudar nos próximos anos.

Considerada como área de treinamento, recrutamento e seleção, os Recursos humanos nessa década limitava-se as orientações de que sempre deveria verificar: fica atento a carteira profissional do candidato e ao numero de anos que eletinha permanecido em cada emprego; fazer a entrevista bem de perto, para ver se o candidato não cheirava a bebida e contar uma boa piada para fazê-lo rir e avaliar sua saúde a partir da qualidade de seus dentes.

Desde então, realmente muita coisa mudou nos processos de Recursos Humanos, porém o foco central – administrar pessoal com qualificação profissional – continua sendo o eternodesafio. Como fazer isso cada vez melhor? A evolução da área ao longo do tempo traz à tona o conceito de pensar o RH de forma diferente. Para isso é necessário olhar o passado (década de 30 a 90) para se chegar ao futuro (2ª década do século XXI):

Década de 30: o RH era constituído pelos donos das empresas inspirados no fascismo utilizavam - se da máxima “manda quem pode, obedece quem tem juízo”.Apesar da tirania, era uma área centrada nos resultados.

DÉCADA DE 40: O RH era constituído por advogados, especialista em entender as leis para driblá-las e não cumpri-las. Getulio Vargas promulga a CLT, inspirada na carta fascista de Mussolini. Surgem as primeiras juntas trabalhistas e as primeiras reclamações trabalhistas.

DÉCADA DE 50: O RH era constituído por engenheiros. Fase de...
tracking img