A importância dos projetos de iniciação a docência como fonte de pesquisa para a universidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3580 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A IMPORTÂNCIA DOS PROJETOS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA COMO FONTE DE PESQUISA PARA A UNIVERSIDADE

RESUMO

Este estudo é resultado da vivência contínua nas aulas de Língua Portuguesa em uma classe do 9º ano do Ensino Fundamental em determinada Escola Estadual no município de Sinop – MT. Buscamos compreender qual a importância da presença de acadêmicos ligados ao Programa Institucional de Bolsasde Iniciação à Docência (PIBID) de Língua Portuguesa neste espaço. Observamos os processos educacionais e a questão da prática consciente por parte da professora para compreender as relações entre pesquisa e prática. O procedimento de análise foi possível através da nossa atuação de quatro horas semanais junto à professora regente durante o ano de 2011. Em nosso estudo refletimos sobre a maneiraque a universidade vem contribuindo para melhorar a formação dos acadêmicos e sobre as condições que o sistema de ensino oferece para que o docente possa realizar o seu trabalho.

Palavras-chave: Língua Portuguesa. Projeto Iniciação a Docência (PIBID/Letras). Pesquisa universitária.

ABSTRACT

This study is the result of continuous experience in the Portuguese language lessons in a class of9th grade in elementary school of a particular State School in the city of Sinop - MT. We seek to understand how important the presence of academics linked to the Scholarship Program for New Teachers (PIBID) Portuguese Language in this space. We see the educational processes and the question of conscious practice by the teacher to understand the relationship between research and practice. In ourstudy procedure was made possible by our work four hours a week by the classroom teacher during the year 2011. In our study we reflect on the way the university has contributed to improve the training of academics and about the conditions that the education system provides for the teacher to carry out its work.

Keywords: Portuguese. Initiation to Teaching Project (PIBID / Writer). UniversitySearch.

1 INTRODUÇÃO

Atualmente as relações entre o professor e a pesquisa são discutidas pela comunidade educacional no mundo todo, as afirmações de que a pesquisa é um componente necessário ao trabalho e a formação dos professores, estão presentes em inúmeras obras de estudiosos da educação; Elliott (1991), Schön (1983), Charlot (2006), bem como aparecem em leis, projetos e planosgovernamentais.
Essas discussões nos levam a questionar sobre a prática efetiva dessas pesquisas pelos professores nas escolas. Realmente existe uma motivação, estes profissionais receberam alguma preparação para realizar esse trabalho? Isso é muito sério, pois em nosso estudo nos apropriamos de realidades bem distintas, entre elas; professores formados na graduação a mais de vinte anos que nãoprocuraram a formação continuada e, portanto, não fizeram um estudo a respeito dos problemas enfrentados em seu ambiente de trabalho.
Qual a concepção de pesquisa para esses profissionais? Algo que deveria ser visto como um recurso; um aliado ao seu trabalho muitas vezes por falta de informação e conhecimento deixa de fazer parte da vida profissional desses professores. Sabemos que existemlimitações e possibilidades oferecidas por universidades e escolas, é nesse entremeio que estão surgindo propostas inovadoras e, ao nosso ponto de vista muito valiosas, como os projetos de iniciação a docência.
O nosso objeto em estudo é o projeto (PIBID) Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência em Língua Portuguesa, promovido pela Universidade do Estado de Mato Grosso(UNEMAT) em parceria com a CAPES, no município de Sinop - MT. O referido projeto proporciona aos acadêmicos em licenciatura de Língua Portuguesa participarem da vida escolar de professores atuantes, desta maneira, os bolsistas aprendem na prática com os problemas que se apresentam ao professor em atividade.
Um dos objetivos do projeto, é que o acadêmico tome consciência dos problemas que poderá...
tracking img