A importância dos jogos de faz-de-conta no processo pedagógico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1097 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS DE FAZ-DE-CONTA NO PROCESSO PEDAGÓGICO

Adriana Teixeira Cardoso
Prof.ª Janaina de Sousa Aragão
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Pedagogia (7141) – Metodologia e Conteúdos Básicos de Comunicação e Artes
23/09/09

RESUMO

Toda criança gosta de brincar. Tudo que faz naturalmente irá se relacionar com o brincar. Na realidade, a brincadeiraacompanhará toda a existência daquela criança. Como educadores a boa noticia é que a brincadeira, o faz de conta, pode ser uma excelente ferramenta pedagógica. A questão é: como isso se aplica?

Palavras-chave: Criança, Processo pedagógico, Jogos

1 INTRODUÇÃO

Na declaração universal dos direitos da criança está previsto que toda criança tem “Direito a educação e lazer infantil”. A grandepergunta é: por que o lazer é tão importante para a criança?

Não é novidade para ninguém que à medida que a criança brinca, ela aprende. Se isso é verdade, como podemos relacionar o “brincar” com o “processo didático”?

Como professores, precisamos descobrir a grande ferramenta que temos em nossas mãos para o ensino – “O Brincar”.

O “brincar” pode ser agrupado em quatro modalidades básicas:O brincar tradicional, o brincar de faz-de-conta, o brincar de construção e o brincar educativo. Procuremos dar uma ênfase maior para o brincar de faz-de-conta.

2 A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR
A palavra lúdica tem sua origem no latim: Ludo significa “brincar”. O lúdico é uma necessidade humana.
Segundo a Enciclopédia Barsa (1997, p.338-V. 8) “A denominação jogo é dada adiversas formas de atividades físicas ou mentais que têm por fim a recreação embora ás vezes envolva também interesse financeiro”. A palavra jogo vem do latim LOCUS, que significa gracejo, zombaria e que foi em pregada no lugar de ludus: brinquedo, jogo divertimento, passatempo.
A criança brinca para conhecer-se a si própria e aos outros em suas relações recíprocas, para aprender asnormas sociais de comportamento, os hábitos determinados pela cultura; para conhecer os objetos em seu contexto, ou seja, o uso cultural dos objetos; para desenvolver a linguagem e a narrativa; para trabalhar com o imaginário; para conhecer os eventos e fenômeno; que ocorrem a sua volta.
O brincar é tremendamente importante para a criança. Toda criança gosta de brincar. A criançaaprende brincando. Brincar faz parte do processo de formação da criança. Para criança, brincar é uma forma prazerosa de aprender.
Num primeiro momento a criança irá brincar sozinha, depois de um tempo aprenderá a brincar com outras crianças com sua família e finalmente aprenderá brincar com outras crianças, onde terá momentos de alegria e frustrações.
Será através debrincadeiras que a criança se tornará mais ativa, criativa, aprenderá se relacionar com o próximo.
A brincadeira é um instrumento pedagógico, pois prepara e exercita a criança para a vida adulta. Ajuda na formação do seu caráter. Exercita o poder de concentração da criança. Através dessas atividades a criança fica mais alegre, vence obstáculos, desafia seus limites, despende energia,desenvolve a coordenação motora seu raciocínio lógico, adquire confiança em si mesma e aprimora seus conhecimentos.

3 BRINCAR - UMA LINGUAGEM
Precisamos ouvir o que o aluno está dizendo. Uma das formas disso acontecer é através das brincadeiras. Quando a criança está brincando, ela está falando. O que precisamos fazer é compreender essa linguagem. Bettelheim afirma que: “Nenhumacriança brinca espontaneamente só para passar o tempo. Sua escolha é motivada por processos íntimos, desejos, problemas, ansiedade. O que está acontecendo com a mente da criança determina suas atividades hídicas, brincar é sua linguagem secreta, que devemos respeitar mesmo se não a entendemos”. (BETTELHEIM, 1984, p.105).

4 BRINCAR - UM FAZ DE CONTA...
tracking img