A importância dos indicadores na construção de políticas públicas e sociais

[pic]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL

ÉLIDA COELHO DE LIMA

A Importância dos Indicadores na Construção de Políticas Públicas e Sociais

Pelotas
2010

élida Coelhode Lima

A Importância dos Indicadores na Construção de Políticas Públicas e Sociais

Trabalho apresentado ao Curso (serviço social) da UNOPAR - Universidade Nortedo Paraná, para a disciplina [A Realidade Regional e o Serviço Social].

Orientador: Prof. Clarice Luz Kernkamp

Pelotas
2010

sumário

1 INTRODUÇÃO 3

2DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO 14

REFERÊNCIAS 15

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo fazer uma reflexão sobre a importância dos indicadores sociais para a construção depolíticas públicas adequadas para a atuação do serviço social. Sendo assim este trabalho busca discutir sobre a importância dos indicadores sociais.
Os Indicadores Sociais sãoestatísticas sobre aspectos da vida de uma nação que, em conjunto retratam o estado social dessa nação e permite conhecer o nível de desenvolvimento social.
A discussão sobre a utilização dosindicadores sociais toma corpo com o avanço da democratização, da pressão da sociedade civil por maior transparência nos gastos públicos e maior envolvimento da mesma na busca pela garantia de direitossociais.
A atualização profissional é imprescindível para sua atuação e esta atualização deve estar articulada com o compromisso ético-político da profissão e com a real intenção deoferecer seus serviços sociais com qualidade, orientados no aprimoramento intelectual e no desafio de superar as dificuldades constantes apresentadas pela própria realidade social.

DESENVOLVIMENTOOs Indicadores Sociais são estatísticas sobre os aspectos da vida de uma nação que em conjunto retratam o estado social dessa nação e permitem conhecer o seu nível de desenvolvimento...