A importância dos indicadores na construção de políticas públicas e sociais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3379 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL

ÉLIDA COELHO DE LIMA

A Importância dos Indicadores na Construção de Políticas Públicas e Sociais

Pelotas
2010

élida Coelho de Lima

A Importância dos Indicadores na Construção de Políticas Públicas e Sociais

Trabalho apresentado ao Curso (serviço social) da UNOPAR - Universidade Nortedo Paraná, para a disciplina [A Realidade Regional e o Serviço Social].

Orientador: Prof. Clarice Luz Kernkamp

Pelotas
2010

sumário

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO 14

REFERÊNCIAS 15

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo fazer uma reflexão sobre a importância dos indicadores sociais para a construção depolíticas públicas adequadas para a atuação do serviço social. Sendo assim este trabalho busca discutir sobre a importância dos indicadores sociais.
Os Indicadores Sociais são estatísticas sobre aspectos da vida de uma nação que, em conjunto retratam o estado social dessa nação e permite conhecer o nível de desenvolvimento social.
A discussão sobre a utilização dosindicadores sociais toma corpo com o avanço da democratização, da pressão da sociedade civil por maior transparência nos gastos públicos e maior envolvimento da mesma na busca pela garantia de direitos sociais.
A atualização profissional é imprescindível para sua atuação e esta atualização deve estar articulada com o compromisso ético-político da profissão e com a real intenção deoferecer seus serviços sociais com qualidade, orientados no aprimoramento intelectual e no desafio de superar as dificuldades constantes apresentadas pela própria realidade social.

DESENVOLVIMENTO

Os Indicadores Sociais são estatísticas sobre os aspectos da vida de uma nação que em conjunto retratam o estado social dessa nação e permitem conhecer o seu nível de desenvolvimentosocial. Os Indicadores constituem um sistema, isto é, para que tenham sentido é preciso que sejam vistos como elementos de um mesmo conjunto.
A escolha dos aspectos que retratam o estado social de uma nação é uma tarefa difícil, pois isto depende de acordo entre o governo, políticos em geral e a sociedade organizada sobre os critérios mais importantes para se fazer esta escolha. Porexemplo, podemos achar que o mais importante para se dizer que um país está se desenvolvendo é a quantidade de exportações que ele realiza já outra pessoa pode achar que o aumento do número de trabalhadores é que indica o progresso da nação.
Sendo assim hoje em dia já existe um consenso sobre os critérios de seleção dos aspectos que melhor retratam o estado social de uma nação, já sepode falar de um conjunto mínimo de Indicadores Sociais. Esse conjunto é composto por informações sobre as características da população, sobre a dinâmica demográfica, sobre trabalho e rendimento, sobre saúde, justiça e segurança pública, educação e condições de vida das famílias.
Os Indicadores Sociais permitem que avaliemos com mais cuidado as ações dos governos no que se refere àadministração da vida das pessoas. Se um governo conseguiu melhorar os índices de educação em várias regiões.
Os indicadores sociais possibilitam fornecer informações importantes, que nos permite avaliar a aonde vamos, onde estamos e de que forma seguir, em relação aos valores e alcance dos objetivos previamente identificados.
Um indicador social é uma medida quantitativadotada de um significado social utilizado para quantificar, substituir, operacionalizar um conceito social abstrato. É um recurso metodológico que informa algo sobre um aspecto da realidade social, é um instrumento programático operacional para planejamento, execução, monitoramento, avaliação de políticas públicas. Ou seja, compõem a agenda da política social como um referencial indispensável...
tracking img