A importância dos contos de fadas na educação infantil

A IMPORTÂNCIA DOS CONTOS DE FADA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Alda Rodrigues do Prado de Castro 1

Eliane Melo Chaves

Marilene Gonçalves Barbosa da Cunha

Profª

Faculdade Educacional da Lapa –FAEL

Curso de Licenciatura em Pedagogia

RESUMO

O trabalho realizado pretende fazer uma analise a respeito da importância dos contos de fada na alfabetização, aguçando o imaginário dascrianças, além de despertar o gosto pela apreciação da leitura desse tipo de texto. Levar-se-á o leitor a fazer uma viagem maravilhosa pelos caminhos do imaginário, considerando e mostrando toda a importânciaque tal recurso proporciona satisfatoriamente na formação pré-escolar e na fase de aquisição da leitura escrita.

Baseado na pesquisa, as origens do conto de fadas e sua repercussão na literaturainfantil, revela todas as situações que ocorrem fora do nosso entendimento presente nos contos, suas principais lições e utilizações.

O estudo permite uma explanação profunda a respeito do que sevenha ser um conto de fada e sua importante simbologia. Nas paginas seguintes conta uma analise da obra “Chapeuzinho Vermelho”.

Os contos além de encantar as crianças, são historicamente degrande relevância na alfabetização.

2 - COLOCAÇÃO DE PROBLEMA/OU/ DEFINIÇÃO DE PROBLEMA

Ao contar a historia Chapeuzinho Vermelho, o que o professor poderá fazer para que os alunos sejamcapazes de superar as condições de medo e vingança, levando o aluno a perceber que o bem sempre vence o mal, e se tornem leitores felizes?

Ao explorarmos os contos de fada com ascrianças, estaremos ajudando-as ao desenvolverem o seu intelecto, a tornarem claras suas emoções; estaremos oferecendo-lhes meios para reconhecerem suas dificuldades e, ao mesmo tempo, deveria ser umaatividade diária, alguns minutos durante a rotina, o ouvir por prazer. Não são necessárias cobranças após o conto, tais como desenhar a parte que mais gostou, fazer fantoches ou dramatizações. O...
tracking img