A importância dos contos de fadas na educação infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 30 (7357 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A IMPORTÂNCIA DOS CONTOS DE FADA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Alda Rodrigues do Prado de Castro 1

Eliane Melo Chaves

Marilene Gonçalves Barbosa da Cunha

Profª

Faculdade Educacional da Lapa – FAEL

Curso de Licenciatura em Pedagogia

RESUMO

O trabalho realizado pretende fazer uma analise a respeito da importância dos contos de fada na alfabetização, aguçando o imaginário dascrianças, além de despertar o gosto pela apreciação da leitura desse tipo de texto. Levar-se-á o leitor a fazer uma viagem maravilhosa pelos caminhos do imaginário, considerando e mostrando toda a importância que tal recurso proporciona satisfatoriamente na formação pré-escolar e na fase de aquisição da leitura escrita.

Baseado na pesquisa, as origens do conto de fadas e sua repercussão na literaturainfantil, revela todas as situações que ocorrem fora do nosso entendimento presente nos contos, suas principais lições e utilizações.

O estudo permite uma explanação profunda a respeito do que se venha ser um conto de fada e sua importante simbologia. Nas paginas seguintes conta uma analise da obra “Chapeuzinho Vermelho”.

Os contos além de encantar as crianças, são historicamente degrande relevância na alfabetização.

2 - COLOCAÇÃO DE PROBLEMA/OU/ DEFINIÇÃO DE PROBLEMA

Ao contar a historia Chapeuzinho Vermelho, o que o professor poderá fazer para que os alunos sejam capazes de superar as condições de medo e vingança, levando o aluno a perceber que o bem sempre vence o mal, e se tornem leitores felizes?

Ao explorarmos os contos de fada com ascrianças, estaremos ajudando-as ao desenvolverem o seu intelecto, a tornarem claras suas emoções; estaremos oferecendo-lhes meios para reconhecerem suas dificuldades e, ao mesmo tempo, deveria ser uma atividade diária, alguns minutos durante a rotina, o ouvir por prazer. Não são necessárias cobranças após o conto, tais como desenhar a parte que mais gostou, fazer fantoches ou dramatizações. O importante éouvir, entender, fantasiar, discutir, perguntar, dar palpites, sugerir, opinar e, finalmente, gostar de ouvir para posteriormente gostar de ler. O que pode e deve mudar, sim, é a maneira de contar historias, bem como tipo de recursos complementares do livro (fantoches, gravuras, varetas, avental, painel, entre outros), de modo que as crianças criem expectativas antes da audição do conto.O que devemos fazer é proporcionar aos nossos alunos momentos de prazer. Só assim teremos adultos mais felizes e crianças leitoras.

3 – JUSTIFICATIVA

Os contos de fada ensinam as crianças a enfrentar os sentimentos, seja de perda, angustia, medo ou amor. Eles mostram que tudo passa, que sempre há uma Fada Boa (mãe, amigos, professora...) que nos ajuda a resolver os problemas, eque existem Lobos Maus ( ladrões,

seqüestradores...), que devemos tomar cuidados ao sairmos à rua e, o mais importante, que sempre teremos o amor de alguém, seja de um Príncipe Encantado ( namorado) ou de um Pai ( família). E que ela (fada) existe. Transmitem importantes mensagens, lidando com problemas humanos , encorajando o desenvolvimento e ao mesmo tempo avaliando preocupações.A mensagem que os contos de fada querem passar às crianças é que existem coisas na vida que são inevitáveis. Enquanto diverte, o conto está esclarecendo fatos sobre a própria criança, favorecendo o desenvolvimento da sua personalidade.

Eles possuem a magia de nos falar em tristezas, desconfortos, revelações, amor, amizade... de uma forma prazerosa e aceitável. Tratam da vida eda morte, da dificuldade que é deixar de ser criança e começar a ser adulto. Cultivam a esperança , o sonhar, o acreditar naquilo que se deseja e, o mais importante, não nos tiram a ilusão de que existem finais felizes.

4 - OBJETIVOS DA PESQUISA

Possibilitar as crianças o contato com a literatura infantil, através dos contos de fada;

Promover o desenvolvimento da...
tracking img