A importância do sufrágio feminino no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2603 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO ESPÍRITO SANTO - UNESC
SABRINA BERTOLLO MACHADO

A IMPORTÂNCIA DO SUFRÁGIO FEMININO NO BRASIL

COLATINA
2010

SABRINA BERTOLLO MACHADO

A IMPORTÂNCIA DO SUFRÁGIO FEMININO NO BRASIL

COLATINA
2010
A IMPORTÂNCIA DO SUFRÁGIO FEMININO NO BRASIL

Sabrina Bertollo Machado[1]

RESUMO

O presente artigo tem como objetivo analisar a importância do sufrágiofeminino nas eleições brasileiras de 2010. O sufrágio é a manifestação de determinada proposição feita a um eleitor. É considerado um direito e uma função do povo e há dois tipos dele: o sufrágio universal e o sufrágio restrito. No início o direito ao voto não era concedido às mulheres, que o conquistaram a custas de muitas lutas. No Brasil o direito ao voto das mulheres só foi concedido em 1932, porGetúlio Vargas. A partir daí a participação da mulher na vida política do Brasil tem sido cada vez maior até chegar ao ponto em que as mulheres são a maioria do eleitorado atual. Porém apesar disso a representatividade delas nos cargos políticos é muito pequena, mas com a reforma no texto da lei das eleições elas garantem um percentual de vagas preenchidas para a candidatura dentro do partido.Porém percebe-se que há uma dificuldade nas mulheres votarem em mulheres. Para as eleições de 2010, foram realizadas pesquisas de opinião a respeito dos principais candidatos e concluiu-se que o voto feminino é crucial para o desempate nas eleições, garantindo a vitória ao candidato que tiver o apoio desse eleitorado.

Palavras-Chave: sufrágio, voto feminino, eleições 2010, mulher

INTRODUÇÃO2010 é um ano de eleições e nada melhor do que tratar de um assunto muito importante para esse momento, que é o sufrágio, mais conhecido como voto. O voto é a melhor forma do povo se manifestar a respeito de alguma situação e de expressar a sua vontade, pois com ele é capaz de escolher quem será o melhor governante para os próximos quatro anos.
Especificamente esse artigo irá falar dosufrágio feminino, que é o direito ao voto da mulher. Nem sempre a mulher pôde participar do processo eleitoral, pois como em diversas outras atividades ela era discriminada, houve então todo um processo histórico para que pudesse alcançar essa conquista até que chegasse ao status em que se encontra hoje.
O objetivo dessa pesquisa é através de bibliografias, reportagens, artigos e pesquisas deopinião mostrar a importância que o voto feminino terá nas eleições de 2010 e como ele pode influenciar no resultado desta.
A importância dessa pesquisa se dá para que as mulheres percebam o quão são influentes no meio político e entendam a possibilidade e a responsabilidade que possuem de modificar o futuro do país

1 O SUFRÁGIO

O governo do Estado, mesmo quando seafirme um governo de idéias, não deixa de ser necessariamente um governo de homens. No Estado Democrático um dos fundamentos é a supremacia da vontade popular, assegurando-se ao povo o autogoverno. (DALLARI, 2003, p.182) [2]
Popularmente conhecido como voto, o sufrágio é a manifestação, a favor ou não, de determinada proposição feita a um eleitor. De acordo com Azambuja[3] (2002) num Estadodemocrático, cujo fundamento é a supremacia da vontade popular, a eleição pelo sufrágio é o método de escolha do governante que mais se aproxima da expressão direta da vontade popular, pois nada é mais justo que os governados escolham quem será o seu governante. Visto desse modo o sufrágio é considerado um direito. Porém, ao se levar em conta que a escolha dos governantes é indispensável para asobrevivência do Estado, chega-se a conclusão que o povo é um verdadeiro órgão do Estado e o sufrágio é então uma função. O sufrágio é então considerado um direito e uma função do povo e há dois tipos dele: o sufrágio universal e o sufrágio restrito.
As primeiras Constituições escritas e leis que surgiram, não deram o direito de voto a todos os membros da sociedade. A princípio só votavam os...
tracking img