A importância do sistema de informação contábil (sic) para as organizações

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1261 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TDC- Controladoria
A importância do Sistema de Informação Contábil (SIC) para as Organizações
Objetivo
As organizações são consideradas sistemas abertos, os quais se caracterizam pela interação com o ambiente externo, suas entidades e variáveis. De modo que, recursos capturados no meio externo são introduzidos no sistema (inputs) e processados, resultando em produtos e serviços (outputs)fornecidos ao ambiente externo.
Os sistemas de informações representam na atualidade uma das principais ferramentas de que, os desses sistemas decorrem do aumento no volume de dados e informações que permeiam a organização moderna, tornando o ato de administrar bastante complexo. Com efeito, não é mais possível gerenciar eficientemente uma organização sem o apoio da tecnologia da informação, emparticular, dos sistemas de informação computadorizados. Gestores dispõem para auxiliá-los nos processos de gestão e decisão.
Justificativa
Para uma adequada compreensão do que se entende por sistema de informação, é recomendável uma breve discussão do significado conceitual da informação. Laudon e Laudon (2004) consideram que informação é o conjunto de dados significativos e úteis aos seres humanosem processos como o de tomada de decisões. Por sua vez, Oliveira (1998, p.36) define informação como sendo “o produto da análise dos dados existentes na empresa, devidamente registrados, classificados, organizados, relacionados e interpretados dentro de um contexto para transmitir conhecimento e permitir a tomada de decisão na forma otimizada”.
Introdução
A partir desses conceitos, tem-se quesistema de informação corresponde a um “conjunto de elementos que funcionam juntos para processar entradas (dados) e produzir e distribuir dados e informações de saída” (STAIR, 1998, p.427). Assim, esses elementos inter-relacionados coletam (entrada), manipulam e armazenam (processamento), disseminam os dados e as informações (saída), como também fornecem um mecanismo de feedback(retroalimentação), que corresponde a reintrodução de uma saída, sob a forma de informação, para fazer ajustes ou modificações nas atividades de entrada ou processamento.
Segundo Stair (1998), os principais componentes de um sistema de informação baseado em computador, que estão configurados para coletar, manipular, armazenar e processar dados e transformá-los em informação são: hardware, software, banco de dados,telecomunicações, pessoas e procedimentos.
Os sistemas de informações classificam-se em: operacionais, gerenciais e de apoio à decisão (PADOVEZE, 2004). Os sistemas operacionais atendem melhor aos níveis operacionais da organização; os sistemas gerenciais fornecem subsídios para os gestores intermediários da organização; os sistemas de apoio à decisão orientam os níveis estratégicos daorganização em suas decisões mais complexas.
Assim sendo, qualquer que seja o seu nível hierárquico, o gestor necessitará de um sistema de informação adequado às suas atividades. No caso das gerências intermediárias, estas utilizam predominantemente os sistemas de informações gerenciais os quais incluem os sistemas de informações das áreas financeira e contábil. O sistema de informações financeirassubsidia com informações os administradores e gerentes financeiros da organização, enquanto que o sistema de informações contábeis (SIC) executa inúmeras atividades contábeis, fornecendo informações agregadas com os dados contábeis que são também utilizadas pela maioria dos outros sistemas funcionais de informações.
Desenvolvimento
No ato de administrar aos gestores se amparam nos sistemas deinformações referentes a cada área de gestão. Contudo, o SIC passou a ser considerado um dos principais sistemas de informação gerencial, o qual atuando conjuntamente com os demais sistemas organizacionais contribui com todas as etapas do processo decisório e de gestão (PADOVEZE, 2004) tornado-se uma ferramenta gerencial indispensável.
De modo que, no contexto de uma abordagem sistêmica, o SIC...
tracking img