A importância do rio são francisco

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (271 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A importância do rio são fransisco

1-

O rio São Francisco é também o maior responsável pela prosperidade de suas áreas ribeirinhas compreendidas pela dominação deVale do São Francisco, onde cidades experimentaram maior crescimento e progresso como Petrolina em Pernambuco e Juazeiro na Bahia devido a agricultura irrigada. Essaregião apresenta-se atualmente como a maior produtora de frutas tropicais do país, recebendo atenção especial, também, a produção de vinho, em uma das poucas regiões do mundoque obtêm duas safras anuais de uvas.Em grande parte do vale do São Francisco as áreas mais propícias ao aproveitamento agrícola situam-se às margens do mesmo. Por essemotivo a maior parcela da população do vale se encontra nas proximidades do rio.
2-
Não é só o rio que justifica a viagem, muito pelo contrário: Piranhas é uma cidade ímpar.Seu conjunto de casinhas coloniais está bastante preservado e a história que ele conta é riquíssima. A cidade alagoana possui, por exemplo, uma estação ferroviáriacentenária, construída nos moldes das paradas de trens inglesas.hoje o edifício abriga o museu do Sertão, onde é possível se embrenhar na vida de um dos mais ilustres personagensda tradição local: Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião.
Foi de Piranhas que partiram os soldados encarregados de fazer a emboscada final ao cangaceiro, em 28 dejulho de 1938. Como a investida foi bem sucedida, os combatentes retornaram à cidade carregando seus "troféus": as cabeças de Lampião, Maria Bonita e de outros nove membros dobando. Estas ficaram expostas na escadaria da atual prefeitura de Piranhas, e ainda é possível encontrar testemunhas oculares desse dia dispostas a dar seu relato.
tracking img