A importância do psicopedagogo no contexto escolar

Resenha
A contribuição do Psicopedagogo no contexto escolar

Matheus Soares e Clério Cezar Batista Sena




Por :Jossandra Costa Barbosa


A Contribuição Do Psicopedagogo No ContextoEscolar

Matheus Soares e Clério Cezar Batista Sena fazem uma reflexão sobre a importância do profissional especialista em psicopedagogia no contexto das instituições escolares.
Os autores mostramde uma forma crítica que diante dos problemas educacionais oriundos dos mais diversos tipos de dificuldades e transtornos de aprendizagem a cada dia a inserção do psicopedagogo nas escolas é umanecessidade urgente.
Como um profissional responsável para prevenir e intervir de forma terapêutica, em escolas, hospitais e empresas, com crianças jovens e adultos o psicopedagogo ajudar a diminuir osíndices de fracasso e escolar e atua na prevenção dos problemas em torno das dificuldades escolares.
Entretanto os autores ressaltam da importância do trabalho psicopedagógico está aliado às relaçõesfamiliares e suas participações no contexto escolar defendem que os vínculos afetivos favorecem o desenvolvimento escolar.
Os autores mostram que o trabalho do psicopedagogo no ambiente escolar não éuma tarefa fácil, já que os pais preferem um diagnostico patológico a reconhecer as dificuldades dos filhos.
Por isso é necessário que o psicopedagogo esteja preparado para enfrentar aresistência da família e do corpo docente da escola. Além de que é necessário que ele tenha amplo conhecimento sobre os tipos de transtornos e síndromes de aprendizagem, como também sobre métodos e saberespedagógico.
Os autores mostram que o trabalho do professor em sala de aula é uma tarefa difícil e as dificuldades de aprendizagem dos alunos são sempre um desafio . Mas é necessário que os professoresestejam atentos para suas ocorrências para que a criança possa ser orientada e tratada em casos mais graves.
Em sua análise, os autores mostram que o trabalho do psicopedagogo escolar não pode ser...