A importância do orçamento de caixa

Páginas: 10 (2353 palavras) Publicado: 21 de setembro de 2011
Objetivos
O principal objetivo do orçamento de caixa será dimensionar para um dado período, se haverá ou não, recursos disponíveis para suprir as necessidades de caixa da empresa. Através do nível projetado de caixa pode-se orçar a parte de recursos que deverão se capitados e a melhor destinação dos possíveis excedentes de caixa. Justifica-se esta preocupação, porque na atual conjuntura, se odinheiro não estiver corretamente aplicado, torna-se improdutivo para a empresa, na proporção do tempo em que estiver ocioso.
Desta forma, o orçamento é o instrumento que permite ao administrador financeiro saber, antecipadamente, se haverá problemas de liquidez ou não, em termos operacionais e não operacionais considerados os aspectos de solvabilidade e de rentabilidade da empresa, para o períodoem questão.
Assim, em termo hábil, a empresa irá projetar a necessidade de levantar empréstimos para cobrir déficit de caixa, analisando as fontes internas e externas, o custo financeiro de operação, as reciprocidades que deverão ser oferecidas à instituição de crédito, etc.
Por outro lado, na aplicação deverão ser considerados o volume de recursos que serão comprometidos, o tempo, o risco, aliquidez e a rentabilidade do investimento.

Justificativa
O instrumento básico para execução do planejamento e do controle financeiros a custo e em médio prazo da empresa é o orçamento de caixa. O orçamento de caixa não indicará apenas o total dos empréstimos necessários às manutenções das operações da empresa, como também o período em que deverão ser obtidos. Além disso, o orçamento de caixaserve como um ponto de referência em relação ao quais os valores realizados pode ser comparado.
Diferenças significativas podem indicar que os pequenos programas da empresa não estão ocorrendo segundo o planejado, mostrando que deverão ser tomadas medidas corretivas e/ou saneadoras. Alternativamente, essas defasagens podem informar que os programas da empresa se tornaram irreais, em vista daocorrência de acontecimentos imprevistos e incontroláveis.
O orçamento não é nada mais do que um plano descrito, expresso em termos de unidades físicas e/ou monetárias. A complexidade do processo orçamentário e os seus detalhes de elaboração poderão variar de empresa para empresa, porém na sua essência são semelhantes.
Para um melhor gerenciamento das atividades da empresa, um fator importante a serconsiderado é o orçamento empresarial, composto pelos orçamentos operacional e de investimento. O orçamento é o instrumento que descreve um plano geral de operações e/ou de investimentos, orientados pelos objetivos e pelas metas traçadas pela alta cúpula diretiva para um dado período de tempo. Um orçamento pode ser estudado em vários estágios dependendo da ótica que se quer desenvolvê-lo, masprincipalmente, do tipo de atividade econômica e da parte da empresa em que será implantado e implementado. Entre os principais estágios temos: o operacional, o estratégico e o tático.

Introdução
Estudos recentes sobre casos de fracasso empresarial têm fortalecido a convicção de que a principal razão da chamada mortalidade precoce das pequenas e médias empresas é a falta de habilidade gerencial doseu administrador ou gestores. Entre os instrumentos financeiros à disposição dos administradores para a finalidade de coordenação e controle das operações da empresa, destacam-se, pela sua importância, o Fluxo de Caixa e o seu gerenciamento. Pois havendo uma correta administração de caixa, a tomada de decisão será eficaz, de forma que a sua clareza em evidenciar os fatos, ajudará osadministradores no momento de tomar suas decisões.
A saúde de uma empresa depende da manutenção de um fluxo de caixa positivo: o dinheiro tem que entrar tão depressa quanto sai. Uma administração eficiente do fluxo de caixa fará com que a empresa funcione perfeitamente. Os custos estarão em ordem. As vendas e as cobranças trabalharão juntas. As margens serão protegidas, a cota de mercado crescerá e os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fluxo de caixa e orçamento como intrumento de importancia para as organizações
  • ORÇAMENTO DE CAIXA
  • Orçamento de Caixa
  • orçamento de caixa
  • Orçamento de caixa
  • Orçamento de caixa
  • Orçamento de caixa
  • Orçamento de caixa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!