A importância do mundo globalização, ontem e hoje.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 17 (4205 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 3 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Desenvolvimento de Projeto – Estágio (TCCI)

Manaus 2011

Marconi Sousa Pinheiro

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresentado como requisito para a obtenção de título de Bacharel em Administração pela Universidade Luterana do Brasil.

Orientador: PROFESSORES: Adriana Capellão, Clóvis Prunzel e Clóvis Gedrat

Manaus 2011

Resumo O planejamento é fundamental para o sucesso dequalquer negócio e tem sido cada vez mais estudado, analisado e estimulado. O presente trabalho vem responder a três perguntas: 1. O que é um plano de negócios? 2. Para que serve um plano de negócios? 3. Qual é a estrutura de um plano de negócio? Analisando a sua importância no mundo globalizado, em que o desafio dos empreendedores, pessoas que não temem correr riscos e sabem reconhecer as boasoportunidades para criar um negócio realmente competitivo, de acordo com os padrões de qualidade e preços nacionais e internacionais. Algumas características comuns no perfil dos empreendedores são: visão, energia, determinação e autoconfiança. O processo empreendedor envolve agregação de valor tanto no setor púbico quanto no setor privado e independe do tamanho das organizações. Um empreendedordeverá possuir uma cultura técnica e conhecimento a fim de prospectar nicho de mercado. Palavras-chave: planejamento, empreendedorismo, perfil empreendedor, globalização. Área do Conhecimento: Administrativa.

Introdução A importância do mundo globalização, ontem e hoje. "Por meio de sua exploração do mercado mundial, a burguesia deu um caráter cosmopolita à produção e ao consumo em todos ospaíses... As velhas indústrias nacionais foram destruídas ou estão-se se destruindo dia a dia... Em lugar das antigas necessidades satisfeitas pela produção nacional, encontramos novas necessidades que querem para a sua satisfação os produtos das regiões mais longínquas e dos climas os mais diversos. Em lugar do antigo isolamento local... desenvolvem-se, em todas as direções, um intercâmbio e umainterdependência universais." - Karl Marx - Manifesto Comunista, 1848. Os principais acontecimentos que marcam a transição da primeira fase da globalização para a segunda dão-se nos campos da técnica e da política. A partir do século 18, na Inglaterra industrialização acelerada, seguida pela, França, Bélgica, Alemanha e a Itália. A máquina à vapor é introduzida nos transportes terrestres(estradas-de-ferro) e marítimos (barcos à vapor). Surgindo uma nova época regida pelos interesses da indústria. A escravidão que havia sido o grande esteio da primeira globalização, tornou-se um impedimento ao progresso do consumo e, somada à crescente indignação que ela provoca, termina por ser abolida, primeiro em 1789 e definitivamente em 1848 ( no Brasil ela ainda sobrevive até 1888). Este segundomomento - segundo a orientação do que Hobson chamou de “a politica de uma minoria sem escrúpulos” -, caracterizando-se pela ocupação territorial de certas partes da África e da Ásia, além de estimular o povoamento das terras semi-desocupadas da Austrália e da Nova Zelândia. Nestes cem anos da segunda fase da globalização (1850-1950) os antigos impérios dinásticos desabaram (o dos Bourbons em 1789 e,definitivamente, em 1830, o dos Habsburgos e dos Hohenzollers em 1914, o dos Romanov em 1917) Das diversas potências que existiam em 1914 (O Império britânico, o francês, o alemão, o austrohúngaro, o italiano, o russo e o turco otomano) só restam depois da 2ª Guerra, as superpotências: os Estados Unidos e a União Soviética.

Feridas pelas guerras as metrópoles deram para desabar, obrigando-se aaceitar a libertação dos povos coloniais que formaram novas nações. Mesmo assim, umas independentes e outras neocolonizadas, continuaram ligadas ao sistema internacional. Somam-se, no pós-1945, os países do Terceiro Mundo recémindependente (a Índia é a primeira a obtê-la em 1947) às nações latino-americanas que conseguiram sua autonomia política entre 1810-25, ainda no final da primeira fase da...
tracking img